Show simple item record

dc.creatorAlves, Luis Alexandre da Silva
dc.date.accessioned2020-05-12T22:51:15Z
dc.date.available2020-05-12
dc.date.available2020-05-12T22:51:15Z
dc.date.issued2018-11-21
dc.identifier.citationALVES, Luis Alexandre da Silva. O midiativismo Ninja: mapeando as transmissões ao vivo como repertório de ação coletiva. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5274
dc.description.abstractFrom the protests of June 2013, the collective Media Ninja was known in Brazil and abroad for the on-site coverage of the demonstrations in real time, depicting everything that occurred without cuts or issues. The practice of engaging activists who appropriate the available resources, especially the Internet and electronic devices, to be "the media of oneself" and to construct a narrative of the actions they participate in, in the face of dissatisfaction with the coverage and the framework interpretive of the great media, contemplate what is defined as mediaativism. Understanding the phenomenon as a collective action of activists that use communication as a means of acting, the present research investigates how the media activism is characterized by the use of live transmissions as a repertoire of collective action. To do so, we will analyze the live broadcasts of the collective for the period of twelve months, between May 2017 and April 2018, collected from the page of the Media Ninja on Facebook, to identify the agenda of actions constituted by the mediativism Ninja from his repertoire; to delimit the spatial dimensions contemplated by the presential actions of the collective; and to check with what other forms of action and / or spaces activists interact by using the observed repertoire. The research also contemplates the approach of the emergence and performance of our object of study, the Ninja Media, as well as the theoretical references central to the work, such as the construction of the concept of mediativism itself, repertoire of action and the theory of social movements and collective actions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.subjectMídia ninjapt_BR
dc.subjectMidiativismopt_BR
dc.subjectAções coletivaspt_BR
dc.subjectRepertório de açãopt_BR
dc.subjectPolitical sciencept_BR
dc.subjectNinja mediapt_BR
dc.subjectMediativismpt_BR
dc.subjectCollective actionspt_BR
dc.subjectRepertory of actionpt_BR
dc.titleO Midiativismo Ninja: mapeando as transmissões ao vivo como repertório de ação coletiva.pt_BR
dc.title.alternativeNinja Media Activism: mapping live broadcasts as a repertoire of collective action.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8841906879731197pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2049154693803691pt_BR
dc.description.resumoA partir dos protestos de junho de 2013 o coletivo Mídia Ninja ficou conhecido no Brasil e no exterior pela cobertura in loco das manifestações em tempo real, retratando tudo o que ocorria sem cortes ou edições. A prática do engajamento de ativistas que se apropriam dos recursos disponíveis, sobretudo da internet e de aparelhos eletrônicos, para ser “a mídia de si mesmo” e construir uma narrativa própria das ações das quais participam, diante da insatisfação com as coberturas e do enquadramento interpretativo dos grandes meios de comunicação, contemplam o que é definido como midiativismo. Compreendendo o fenômeno como uma ação coletiva de ativistas que utilizam a comunicação como meio de atuação, a presente pesquisa investiga como se caracteriza o ativismo do Mídia Ninja a partir da utilização das transmissões ao vivo como repertório de ação coletiva. Para isso, foram analisadas as transmissões ao vivo do coletivo pelo período de doze meses, compreendido entre maio de 2017 e abril de 2018, coletadas da página do Mídia Ninja no Facebook, para identificar a agenda de ações constituída pelo midiativismo Ninja a partir do seu repertório; delimitar as dimensões espaciais contempladas pelas ações presenciais do coletivo; e verificar com quais outras formas de ação e contextos sociais os ativistas interagem ao utilizarem o repertório observado. A pesquisa também contempla a abordagem do surgimento e da atuação do Mídia Ninja, bem como as referências teóricas centrais para o trabalho, como a construção do próprio conceito de midiativismo, de repertório de ação e a teoria dos movimentos sociais e das ações coletivas.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Politicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Schulz, Rosângela Marione


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record