Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorOliveira, Antonio Vicente Pessoa de
dc.date.accessioned2020-05-13T00:25:38Z
dc.date.available2020-05-12
dc.date.available2020-05-13T00:25:38Z
dc.date.issued2019-06-12
dc.identifier.citationPESSOA, Antonio Vicente de Oliveira. Grupos de mídia pertencentes a partidos políticos: o caso de Malta a partir de 1991. 2019. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5279
dc.description.abstractThe goal of this study is to uncover the reason and the functioning of an unusual phenomenon, in which political parties are the owners of mass communication outlets. In order to deal with a theme as partisan media groups, this research focuses on the only one known case among European democracies, in which political parties owns media groups, managing television channels, radio stations, daily and weekly newspapers, as well as news websites: Republic of Malta, a small nation placed on central Mediterranean Sea. In Sammut’s book (2007) there is several information and details about the case of Maltese partisan media groups, whose citations will be often in the description of the object of study on this work. As the differential of this case, the focus of this study is on the audiovisual, partisan television and radio channels. The time frame of this study will cover the previous facts, from the nationalization of the audiovisual media in Malta, in 1975, through the establishment of those partisan media outlets, from 1991 and the follow years, until the period of partisan media consolidation, in which it is possible to find bibliographic material on this case, in 2014. This dissertation presents two lines of analysis, one on the reasons for establishing and maintaining that unique partisan media model, and another on the operation of this model, aiming to expose for which objectives those partisan communication outlets are employed. For the first line of analysis, the reasons for establishment and maintenance will be treated from a neoinstitutionalist perspective, using the theoretical tool of path dependence. For the second line of analysis, the operation of the partisan media will be analyzed under the theoretical light of political communication. This paper concludes that with the establishment of partisan media groups, different streams of Maltese public opinion get more transparent means of knowing what are the political interests of those who inform them, and based on what is offered, each individual can decide which point of view follow, or develop their own vision of the facts. The conclusion about a media model that consider the existence of media outlets belonging to political parties, coexisting with media of private, religious and state property, offering contributions for future reflections on the access to the media by different political groups and streams, which represent sectors of a given society.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.subjectMídia partidáriapt_BR
dc.subjectComunicação políticapt_BR
dc.subjectMaltapt_BR
dc.subjectDependência de trajetóriapt_BR
dc.subjectPolitical Sciencept_BR
dc.subjectPartisan mediapt_BR
dc.subjectPolitical communicationpt_BR
dc.subjectMaltapt_BR
dc.subjectPath dependencept_BR
dc.titleGrupos de mídia pertencentes a partidos políticos: o caso de Malta a partir de 1991.pt_BR
dc.title.alternativeMedia groups owned by political parties: the case of Malta since 1991.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3447687714849330pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5864253978025307pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo visa desvendar a razão e o funcionamento de um fenômeno incomum, em que partidos políticos são proprietários de grupos de comunicação em massa. Para tratar de um tema como grupos de mídia pertencentes a partidos políticos, esta pesquisa foca no único caso dentre as democracias europeias, na República de Malta, pequeno Estado-nação no Mar Mediterrâneo, em que há grupos de mídia pertencentes a organizações partidárias, estes gerenciando alguns dos canais de televisão, estações de rádio, jornais diários e semanais, além de portais de notícias. Há um rico conjunto de informações e exposição de detalhes sobre o caso dos grupos de mídia partidários malteses na obra de Sammut (2007), cuja citação será frequente na descrição do objeto de estudo deste trabalho. O marco temporal deste estudo abarcará os antecedentes, desde a estatização da mídia audiovisual em Malta, em 1975, passando pelo período de estabelecimento destes veículos de comunicação partidários, a partir de 1991, até o período de consolidação de fenômeno, em que é possível encontrar material bibliográfico sobre o caso, em 2014. Esta dissertação apresenta duas linhas de análise, uma sobre as razões do estabelecimento e manutenção desse modelo ímpar de mídia partidarizada, e outra sobre o funcionamento desse modelo, visando expor para quais objetivos esses veículos de comunicação são empregados. Para a primeira linha de análise, as razões do estabelecimento e manutenção serão tratadas sob uma ótica neoinstitucionalista, empregando o ferramental teórico da dependência de trajetória, também conhecido como path dependence. Para a segunda linha de análise, o funcionamento do fenômeno será analisado sob a luz teórica da comunicação política. Este trabalho conclui que, com o estabelecimento de grupos de mídia partidários, diferentes correntes da opinião pública maltesa possuem meios mais transparentes para saber quais são os interesses políticos de quem os informa, e com o que é oferecido, cada indivíduo pode decidir qual ponto de vista seguir ou desenvolver a sua própria visão dos fatos. A conclusão sobre um modelo de mídia que contempla a existência de veículos de comunicação pertencentes a partidos políticos, coexistindo com mídias de propriedade privada, religiosa e estatal, oferece contribuições para futuras reflexões sobre o acesso à mídia por parte de distintos grupos e correntes políticas, que representam setores de uma determinada sociedade.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Politicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Barreto, Alvaro Augusto de Borba


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem