dc.creator | Sousa, Hilbert David de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2020-05-13T01:28:52Z | |
dc.date.available | 2020-05-12 | |
dc.date.available | 2020-05-13T01:28:52Z | |
dc.date.issued | 2019-10-31 | |
dc.identifier.citation | SOUSA, Hilbert David de Oliveira. A voz do nome e o nome da voz: as denominações das coligações nas eleições para prefeito em 2012 e 2016. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5282 | |
dc.description.abstract | This dissertation fits into the field of studies on electoral coalitions, but turns its gaze
to another aspect, on which no previous studies were identified: the denominations of
the electoral alliance. Assigning a specific denomination to the formed electoral
alliance is an option that electoral legislation provides parties. However, the propensity
of parties to assign a denomination to their electoral alliance is even more intense than
their propensity to electoral alliance. The research took as its object all mayoral
electoral alliance in the 2012 and 2016 elections, which were given a specific
denomination (26,025 cases). It sought to systematize the messages contained in
these denominations into synthetic categories, and investigated whether these
categories are influenced by characteristics of the electoral alliance themselves, or of
the municipalities in which the claims were made. Eleven categories were
systematized that seek to capture and represent the content of these messages.
Afterwards, it analyzed how the categories were used, considering variables related to
the (internal) characteristics of the electoral alliance. The results indicate that there are
preferences in the use of some categories when comparing the proportions as used
by the electoral alliance, according to the selected variables. These are more
consistent in the case of the characteristics of the municipalities for region, state and
population size and for the electoral alliance, with the leading party. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ciência Política | pt_BR |
dc.subject | Coligações eleitorais | pt_BR |
dc.subject | Eleições para prefeito | pt_BR |
dc.subject | Denominação da coligação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação eleitoral | pt_BR |
dc.subject | Political Science | pt_BR |
dc.subject | Electoral alliance | pt_BR |
dc.subject | Mayoral elections | pt_BR |
dc.subject | Electoral alliance denomination | pt_BR |
dc.subject | Electoral communication | pt_BR |
dc.title | A Voz do nome e o nome da voz: as denominações das coligações nas eleições para prefeito em 2012 e 2016. | pt_BR |
dc.title.alternative | The voice of the name and the name of the voice: the names of electoral alliance in the mayoral elections in 2012 and 2016. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8228846903544339 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5864253978025307 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação se insere no campo de estudos sobre coligações eleitorais, porém
volta seu olhar para um outro aspecto, sobre o qual não se identificou estudos
anteriores: as denominações das coligações. Atribuir uma denominação específica às
coligações formadas é uma opção que a legislação eleitoral faculta aos partidos.
Todavia, a propensão dos mesmos para atribuírem uma denominação às suas
coligações é ainda mais intensa do que sua propensão para se coligar. A pesquisa
tomou como objeto todas as coligações para prefeito, nas eleições de 2012 e 2016,
às quais foram atribuídas uma denominação específica (26.025 casos) e procurou
sistematizar as mensagens contidas nessas denominações em categorias sintéticas,
bem como investigou se essas categorias são influenciadas por características das
próprias coligações ou dos municípios nos quais os pleitos foram realizados. Foram
sistematizadas 11 categorias que buscam captar e representar o conteúdo dessas
mensagens. Após, analisou como as categorias foram utilizadas, considerando
variáveis relacionadas às características (internas) das coligações: Partido líder,
Posição ideológica, Posição no eixo governismo e Tipo de partido, bem como as
características (externas) dos municípios: Região geográfica, Unidade da federação,
Porte populacional e Tipo de disputa. Os resultados indicam que existem preferências
no uso de algumas categorias, quando se comparam as proporções como são
utilizadas pelas coligações, segundo as variáveis selecionadas. Esses se apresentam
mais consistentes no caso das características dos municípios por região, estado e
porte populacional e quanto às coligações com o partido líder. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barreto, Alvaro Augusto de Borba | |