Mostrar registro simples

dc.creatorLemões, Louise Lanes
dc.date.accessioned2020-05-13T15:27:12Z
dc.date.available2020-05-10
dc.date.available2020-05-13T15:27:12Z
dc.date.issued2016-04-01
dc.identifier.citationLEMÕES, Louise Lanes. A diversidade sexual nas organizações: a (in) visibilidade de pessoas transexuais via mídia de negócios. 2016. 186 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5293
dc.description.abstractThe present study aimed to contribute to the analysis of sexual diversity in organizations, studying what the representation of the business media for the transsexual in the world of business. The research investigated the publications in the Exame Magazine, performing a cutout in your digital collection, from 2010 to 2014. Focusing on the analysis of news we cover the keywords: "transsexual", "Gay", "homosexual" "lesbian", "diversity" and " management of diversity", seeking to keep up with what is the representation of this group of people in the media business, as well as identifying what is touted on managing diversity in organizations today, since this topic is addressed in this business scenario. Having as theoretical the sociology of organizations and the queer studies, we invite you to reread the sexual diversity via business media, with an approach that considers other non-binary settings. Results obtained in this research showed that the world of companies still gives little visibility to news about transsexual people, but the topic has been addressed diversity related to civil rights won, which reflects in benefits policies for LGBT workers. However the business media observed represents the diversity of collectively without acknowledging the experiences, the singularities, and so unseen transsexual people.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectNegóciospt_BR
dc.subjectTransexuaispt_BR
dc.subjectInvisibilidadept_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.subjectBusinesspt_BR
dc.subjectTranssexualspt_BR
dc.subjectInvisibilitypt_BR
dc.titleA diversidade sexual nas organizações: a (in) visibilidade de pessoas transexuais via mídia de negócios.pt_BR
dc.title.alternativeSexual diversity in organizations: the (in) visibility of transgender people via business media.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3956620053038013pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7187331231544047pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo contribuir na análise sobre a diversidade sexual nas organizações, estudando qual a representação da mídia de negócios, em relação às pessoas transexuais no mundo das empresas. A pesquisa investigou as publicações na Revista Exame, realizando um recorte em seu acervo digital, entre os anos de 2010 a 2014. Focando na análise de notícias que abordassem as palavraschaves: ―transexuais‖, ―Gay‖, ―Homossexual‖ ―Lésbica‖, ―diversidade‖ e ―gestão da diversidade‖, buscando acompanhar qual é a representação deste grupo de pessoas na mídia de negócios, bem como, identificar o que é propalado sobre gestão diversidade nas organizações na atualidade, uma vez que este tema é abordado no presente cenário empresarial. Tendo como referencial teórico a sociologia das organizações e os estudos queer, convidamos a reler a diversidade sexual via mídia de negócios, com uma abordagem que considere outras configurações não-binárias. Resultados obtidos nesta pesquisa mostraram que o mundo das empresas ainda confere pouca visibilidade às notícias sobre pessoas transexuais, mas o tema diversidade tem sido abordado relacionado aos direitos civis conquistados, o que repercute em políticas de benefícios para os trabalhadores LGBT. Contudo a mídia de negócios observada representa a diversidade de forma coletiva sem reconhecer as experiências, as singularidades, assim invisibilizando as pessoas transexuais.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Politicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Elaine da Silveira


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples