Mostrar el registro sencillo del ítem
As novas tecnologias informacionais e a internet no trabalho de rapper e DJ na cidade de Pelotas: navegando entre contradições.
dc.creator | Robe Júnior, Valdir | |
dc.date.accessioned | 2020-05-13T15:33:39Z | |
dc.date.available | 2020-05-10 | |
dc.date.available | 2020-05-13T15:33:39Z | |
dc.date.issued | 2016-09-21 | |
dc.identifier.citation | ROBE JÚNIOR, Valdir. As novas tecnologias informacionais e a internet no trabalho de rapper e DJ na cidade de Pelotas: navegando entre contradições. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5301 | |
dc.description.abstract | We in this research aimed understanding the effects of the popularization of the Internet and new technologies in rapper profession and DJ in the city of Pelotas (RS). From this, we check of the grade of these changes that have occurred in the music Market, how they impact the career of the artists and if the new framework arising this scenario is synonymous of the alignment conceptual with a internet. Moreover, we analyze whether the new possibilities to work the artistic careers of musicians resulted in the possibility of economically viabilizarem their lives only through rap, dream shared among the surveyed agents, or is required more work to enhance their incomes. The research was based on the theoretical concept of the Bourdieu's cultural field , in the Castells’s formulations about internet, and with contributions about the present stage of capitalism we live, of the Bauman, Hardt and Negri, Harvey and Sousa Santos. Were conducted 14 interviews with rappers and DJs from four generations of local artists who have shown a radical transformation in the possibilities of building your artwork related before and after internet access, with a high critical content on the internet. Even with the current recognition that there are more possibilities to develop their music, we noted that the vast majority still far from the objective of survive of rap for different motives, according to the artists themselves. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Rap | pt_BR |
dc.subject | DJ | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Sociology | pt_BR |
dc.subject | Music | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.title | As novas tecnologias informacionais e a internet no trabalho de rapper e DJ na cidade de Pelotas: navegando entre contradições. | pt_BR |
dc.title.alternative | The new information technologies and the Internet in the work of the rapper and DJ in the city of Pelotas: browsing between contradictions. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2496644637362536 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9769937833285092 | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta pesquisa tivemos por objetivo compreender os efeitos da popularização da internet e novas tecnologias na profissão de rapper e dj na cidade de Pelotas (RS). A partir disso, buscamos verificar o grau dessas transformações que ocorreram no mercado musical, impactaram a carreira dos artistas, e se o novo quadro advindo desse panorama é sinônimo de um alinhamento conceitual pró internet. Além disso, analisamos se com as novas possibilidades para se trabalhar as carreiras artísticas dos músicos, resultou na possibilidade de viabilizarem economicamente suas vidas somente através do rap, sonho compartilhado entre os agentes pesquisados, ou se necessitam de trabalhos complementares para reforçarem suas rendas. A pesquisa fundamentou-se no conceito teórico de campo cultural de Bourdieu, nas formulações sobre a internet de Castells, e sobre contribuições do atual estágio do capitalismo que vivemos, em Bauman, Hardt e Negri, Harvey e Sousa Santos. Foram realizadas 12 entrevistas com rappers e djs das quatro gerações de artistas locais, que nos mostraram uma radical transformação nas possibilidades de se construir seus trabalhos artísticos relacionados antes e depois do acesso a internet, assim como um altíssimo teor crítico sobre a internet. Mesmo com o reconhecimento atual de que há muito mais possibilidades para desenvolverem suas músicas, observamos que a grande maioria ainda está distante do objetivo de viver do rap, por diferentes motivos segundo os próprios artistas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Niz, Pedro Alcides Robertt |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGS : Dissertações e Teses [159]
Abrange as Dissertações e Teses da área de Pós-Graduação em Sociologia