Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMedeiros, Yuri Dayananda
dc.date.accessioned2020-05-13T15:34:52Z
dc.date.available2020-05-10
dc.date.available2020-05-13T15:34:52Z
dc.date.issued2016-05-14
dc.identifier.citationMEDEIROS, Yuri Dayananda. Da ascensão à descrença na bolsa de valores: os significados da crise financeira no jornalismo econômico do Brasil entre 2004 e 2014. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5302
dc.description.abstractIn the early 2000s, a widespread optimism took account of global financial markets. The stock markets of emerging countries, including Brazil, faced high after high, a rising period never seen before. This upbeat mood was contagious, and produced a collective belief that attracted even more investors to the stock market, many for the first time. Economic journalists, in turn, produced optimistic news about Brazil and the so called Bovespa. And then came the 2007-2008 crisis, and many analysts, experts, journalists, were skeptical about the possible effects that could spread to the global financial markets and reach Brazil. But what was sure a prosperous future for Brazilian market, disintegrated gradually and continually in disbelief period who opposed much to the early years of the social collective belief of the early 2000. This research studied the phenomenon of production of belief in economic journalism, able to produce and consecrate symbolic values, highlighting certain guidelines, electing spokespeople arbitrarily, and directly affecting the operation of other fields. The object of this research master's thesis were reports collected from the Revista Exame magazine and Folha de São Paulo newspaper, published in the period 2004-2014, related to the BM&FBovespa and the financial crisis 2007-2008. The research results point to a convergence of economic journalism and financial doxa in the period before the crisis, followed by a moment of disbelief, after the crisis, which continues today, indicating a disruption of economic journalism with the interests of the BM&FBovespa and the financial doxa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectBM&FBovespapt_BR
dc.subjectJornalismo econômicopt_BR
dc.subjectCrise financeirapt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectEconomic journalismpt_BR
dc.subjectFinancial crisispt_BR
dc.titleDa ascensão à descrença na bolsa de valores: os significados da crise financeira no jornalismo econômico do Brasil entre 2004 e 2014.pt_BR
dc.title.alternativeFrom rise to disbelief on the stock exchange: the meanings of the financial crisis in Brazilian economic journalism between 2004 and 2014.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4311469678436800pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7187331231544047pt_BR
dc.description.resumoNo início dos anos 2000, um otimismo generalizado tomou contas dos mercados financeiros globais. As bolsas de valores dos países emergentes, dentre eles o Brasil, enfrentavam alta após alta, num período de ascensão nunca visto antes. Esse clima de otimismo foi contagiante, e produziu uma crença coletiva que atraiu ainda mais investidores para o mercado financeiro, muitos pela primeira vez. Os jornalistas econômicos, por sua vez, produziam notícias otimistas sobre o Brasil e sobre a então Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa. E, veio a crise financeira 2007-2008, e muitos analistas, especialistas, jornalistas, ficaram céticos sobre os possíveis efeitos que poderiam se espalhar pelos mercados financeiros mundiais e atingir o Brasil. Mas, o que antes era certeza de um futuro próspero para bolsa brasileira, se desintegrou gradual e continuamente num período de descrença que se opôs em muito aos primeiros anos do fenômeno social da crença coletiva do início dos anos 2000. Esta pesquisa estudou o fenômeno da produção da crença no jornalismo econômico, capaz de produzir e consagrar valores simbólicos, colocando em evidência determinadas pautas, elegendo porta-vozes, e influenciando diretamente o funcionamento de outros campos. O objeto de investigação desta dissertação de mestrado são reportagens coletadas da Revista Exame e da Folha de São Paulo, veículos de grande circulação no Brasil, divulgadas no período 2004-2014, referentes à BM&FBovespa e a crise financeira 2007-2008. Os resultados apontam para uma convergência entre o jornalismo econômico e a doxa financeira no período que antecedeu a crise, seguido de um momento de descrença, passada a crise, que perdura até hoje, indicando um rompimento do jornalismo econômico com os interesses da BM&FBovespa e da doxa financeira.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Politicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Elaine da Silveira


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem