Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBrandalise, Anne Pinto
dc.date.accessioned2020-05-13T16:47:00Z
dc.date.available2020-05-11
dc.date.available2020-05-13T16:47:00Z
dc.date.issued2018-06-25
dc.identifier.citationBRANDALISE, Anne Pinto. Do valor simbólico à precificação dos riscos ambientais. a legitimação das Seguradoras na oferta de Seguros Ambientais no estado do Rio Grande do Sul. 2018. 220 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5308
dc.description.abstractAt the same time the environmental issue has become a protagonist and it reveals meaningful alterations about the valuation of the environment by society through different actors that contribute to the growth of products with environmental appeal. The companies gave new meaning to their relation with the environment and created new line of products focusing on this market. In this study it was investigated the process of legitimation of the environmental insurance market in Brazil, through a qualitative research that selected four insurance companies in the state of Rio Grande do Sul, to which we dedicated our analysis under the perspective of the offer of environmental insurance in the market. The main objective of this study was to discuss how the evaluation and valuation of the environmental risks is done in this market and to verify how the companies prescribe the environmental risks through the creation of risk evaluation devices that are used to convert the symbolic value of environmental risks into a monetary one. The Economic Sociology reference allowed us a view upon markets like social construction, gathering, to the economic study, some political, cultural, symbolic and social aspects.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectSeguro ambientalpt_BR
dc.subjectRisco ambientalpt_BR
dc.subjectSociologia econômicapt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectMarketpt_BR
dc.subjectEnvironmental insurancept_BR
dc.subjectEnvironmental riskpt_BR
dc.subjectEconomic sociologypt_BR
dc.titleDo valor simbólico à precificação dos riscos ambientais. A legitimação das Seguradoras na oferta de Seguros Ambientais no estado do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.title.alternativeFrom symbolic value to environmental risk pricing. The legitimacy of insurers in the provision of environmental insurance in the state of Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3672023331946191pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7187331231544047pt_BR
dc.description.resumoContemporaneamente a questão ambiental tornou-se protagonista e revela alterações significativas sobre a valoração do Meio Ambiente pela sociedade através de diferentes atores que contribuem para o crescimento da oferta de produtos com apelo ambiental. As empresas resignificam sua relação com o Meio Ambiente e criam novas linhas de produtos direcionados a este mercado. Investigamos nesta dissertação o processo de legitimação do mercado de Seguros Ambientais no Brasil, através da realização de uma pesquisa qualitativa que selecionou quatro seguradoras no estado do Rio Grande do Sul, sobre as quais dedicamos nossa análise sob a perspectiva da oferta do Seguro Ambiental no mercado. O objetivo principal neste estudo foi discutir como se realiza a avaliação e valoração dos riscos ambientais neste mercado e verificar como as seguradoras prescrevem os riscos ambientais através da criação de dispositivos de avaliação de riscos que são utilizados para a conversão do valor simbólico dos riscos ambientais em um valor monetário. O referencial teórico da Sociologia Econômica nos permitiu um olhar sobre os mercados como construções sociais, agregando, ao estudo econômico aspectos políticos, culturais, simbólicos e sociais.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Politicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Elaine da Silveira


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem