Mostrar el registro sencillo del ítem
O neocolonialismo em War in peace (2007) e Beasts of no nation (2015): uma visão crítica das cinematografias do Ocidente.
dc.creator | Alves, Carolina Monteiro | |
dc.date.accessioned | 2020-05-13T16:48:13Z | |
dc.date.available | 2020-05-11 | |
dc.date.available | 2020-05-13T16:48:13Z | |
dc.date.issued | 2018-07-09 | |
dc.identifier.citation | ALVES, Carolina Monteiro. O neocolonialismo em War in peace (2007) e Beasts of no nation (2015): uma visão crítica das cinematografias do Ocidente. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5312 | |
dc.description.abstract | In this present dissertation, the objective is to comprehend and present the narrative manifestations about the neocolonialism in two movies that disserts about the violence and the war at the african continent: War in peace (Wim Wenders, 2007) and Beasts of no nation (Cary Fukunaga, 2015). Specifically, we will analyze the subject based on the sociology of cinema, that studies the cinema as a creative work developed in certain conditions, as the possible subjugation to the critics or to the film industry, and the current thought in the society, politically and historically. We intend to make a contrast with the two selected films, that presents the entrenched violence as an entertainment or way of life in the war zone and in the peace zone, to realize how the evidences of a society historically marked by the colonialism have been manifesting (N'KRUMAH, 1965; FANON, 1968), through the perspective of identity studies (HALL, 2005; FRASER, 2007; WOODWARD, 2005) and about the contemporary neocolonialism (BHABHA, 1998; SAID, 1990). By addressing cinema and sociology to look into neocoloniality, we understand that its area of influence in the History of mankind is broad, but that the symbolic universe is also a space of resistence and reflection. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Neocolonialismo | pt_BR |
dc.subject | Sociologia do cinema | pt_BR |
dc.subject | Beasts of no nation | pt_BR |
dc.subject | War in peace | pt_BR |
dc.subject | Sociology | pt_BR |
dc.subject | Neocolonialism | pt_BR |
dc.subject | Sociology of cinema | pt_BR |
dc.title | O neocolonialismo em War in peace (2007) e Beasts of no nation (2015): uma visão crítica das cinematografias do Ocidente. | pt_BR |
dc.title.alternative | The neocolonialism in War in peace (2007) and Beasts of no nation (2015): a critical view of Western culture cinematography. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4182794879357037 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2724610717826588 | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta presente dissertação, tem-se como objetivo compreender e apresentar as manifestações narrativas sobre o neocolonialismo contidas em dois filmes que versam sobre a violência e a guerra no continente africano, sendo estes War in peace (Wim Wenders, 2007) e Beasts of no nation (Cary Fukunaga, 2015). Especificamente, analisaremos o tema a partir da sociologia do cinema, que examina o cinema como um trabalho criativo concebido em determinadas condições, como a possível sujeição à crítica ou ao mercado, e o pensamento corrente da sociedade em termos políticos e históricos. Pretendemos colocar em contraste as duas obras escolhidas, que abordam o enraizamento da violência como entretenimento ou meio de vida na zona de guerra e na zona de paz, para perceber como se manifestam ali os indícios de uma sociedade marcada historicamente pelo colonialismo (N’KRUMAH, 1965; FANON, 1968), por meio das abordagens de estudos identitários (HALL, 2005; FRASER, 2007; WOODWARD, 2005) e sobre o neocolonialismo contemporâneo (BHABHA, 1998; SAID, 1990). Ao abordar cinema e sociologia para pesquisar a neocolonialidade, entendemos que a abrangência desta na História da humanidade é ampla, mas que o universo simbólico também é espaço de resistência e reflexão. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barcellos, Sérgio Botton |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGS : Dissertações e Teses [159]
Abrange as Dissertações e Teses da área de Pós-Graduação em Sociologia