Algo dita o ritmo! O Airbnb e as representações coletivas: quando o vínculo social é marcado pelo desempenho.
Abstract
A tecnologia se encontra diretamente relacionada ao consumo e a formação de valores coletivos. Este estudo busca revisitar um conceito clássico da sociologia - o de representações coletivas (DURKHEIM, 2002) - relacionando-o a cenários contemporâneos, a fim de compreendermos sobre a influência de organizações on-line na construção das percepções coletivas. É a partir da seguinte pergunta que este projeto se desenvolve: de que forma organizações on-line, como o Airbnb, podem influenciar na construção de representações coletivas sobre os serviços que oferecem? O estudo foi realizado comparando-se 160 comentários on-line de usuários do Airbnb das cidades de Porto Alegre (Brasil) e Coimbra (Portugal). Tal pesquisa foi desenvolvida a partir de etapas teórico-metodológicas nas quais abordamos sobre os serviços de hospedagem e suas representações através de uma comparação em termos históricos; apresentamos o aplicativo Airbnb e ainda como articulamos o método - a Análise de Conteúdo -, os procedimentos utilizados, as categorias centrais (proximidade e segurança) e as subcategorias resultantes da observação. O aprofundamento do debate é feito com base na perspectiva de adaptação do sistema capitalista às críticas de Boltanski e Chiapello (2009), o papel de uma Economia do Enriquecimento de Boltanski e Esquerre (2017), a influência do matching algorítmico de Steiner (2017) e como estes elementos, juntos, podem nos ajudar a compreender quanto à articulação e as subjacências que fomentam os estados mentais das coletividades no cenário contemporâneo.
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