Show simple item record

dc.creatorGavilan, Jenifer da Silva
dc.date.accessioned2020-05-13T16:49:34Z
dc.date.available2020-05-11
dc.date.available2020-05-13T16:49:34Z
dc.date.issued2018-08-30
dc.identifier.citationGAVILAN, Jenifer da Silva. Trabalho docente na rede municipal de escolas públicas de Sobral-CE: compromisso produtivo dinâmico em um contexto de “sucesso escolar”. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5315
dc.description.abstractThe teaching work in Brazil has been increasingly influenced by large-scale assessments, mainly as a result of the creation in 2007 of the Basic Education Development Index (IDEB), which has been the main indicator of the quality of student performance in Brazil. In the municipality of Sobral-CE, marked by excellent IDEB indexes in elementary school, the preparation for the appraisals of learning assumes great importance in the organization of the pedagogical work developed in the schools. Thus, policies have been implemented that aim to encourage and value teaching work, such as: financial gratuities and monthly inservice training. From a sociology of work approach, this research sought to analyze if the pedagogical organization and the mechanisms of incentive to the teaching work adopted by the municipality are seen as factors that value and contribute positively to the teaching function in the view of the own teachers. Through observations of field research and 28 questionnaires applied to teachers from two public schools, the analysis of the results seeks to explain fundamentally how teachers can be well involved in their work and at the same time perceive themselves to be devalued, mainly due to the economic aspect. Thus the issues of control and autonomy are approached through the dimensions of the work presented by Serge Paugam, the concepts of constrained implication and dynamic productive commitment of Jean-Pierre Durand and the contribution of a perspective of the communicative reason of Jurgen Habermas. The combination of the uncertainty constraint of the temporary work contract with the consensus produced around the evaluations of learning and the relative autonomy of the teachers in the decisions of their work, construct the alignment of their practices in relation to the educational objectives established in Sobral.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectSociologia do trabalhopt_BR
dc.subjectRazão comunicativapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectSobral (CE)pt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectSociology of workpt_BR
dc.subjectCommunicative reasonpt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.titleTrabalho docente na rede municipal de escolas públicas de Sobral-CE: compromisso produtivo dinâmico em um contexto de “sucesso escolar”.pt_BR
dc.title.alternativeTeaching work in the public school system in Sobral-CE: dynamic productive commitment in a context of “school success”.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4379642870871851pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9769937833285092pt_BR
dc.description.resumoO trabalho docente no Brasil vem sendo cada vez mais influenciado pelas avaliações de larga escala, principalmente a partir da criação, em 2007, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que vem se constituindo como principal indicador de qualidade do desempenho dos estudantes no Brasil. No município de Sobral-CE, marcado por excelentes índices do IDEB no ensino fundamental, o preparo para as avaliações de aprendizagem assume grande importância na organização do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas. Segundo o discurso oficial da Prefeitura de Sobral, foram implementadas políticas que pretenderam incentivar e valorizar o trabalho docente, tais como gratificações financeiras e formação em serviço mensal. A partir de uma abordagem da sociologia do trabalho, esta pesquisa buscou analisar se a organização pedagógica e os mecanismos de incentivo ao trabalho docente adotados pelo município são vistos como fatores que valorizam e contribuem positivamente para função docente na visão dos próprios professores. Por meio das observações da pesquisa de campo e de 28 questionários aplicados aos professores de duas escolas públicas, a análise dos resultados busca explicar como os professores podem estar bem envolvidos em seu trabalho e ao mesmo tempo se perceberem desvalorizados, principalmente pelo aspecto econômico. Assim, as questões de controle e autonomia são abordadas por meio das dimensões do trabalho apresentadas por Serge Paugam, os conceitos de implicação constrangida e compromisso produtivo de Jean-Pierre Durand e a contribuição de uma perspectiva da razão comunicativa de Jurgen Habermas. A combinação do constrangimento da insegurança do contrato de trabalho temporário com o consenso produzido em torno das avaliações de aprendizagem e a relativa autonomia dos professores nas decisões de seu trabalho, constroem o alinhamento de suas práticas em relação aos objetivos educacionais estabelecidos em Sobral.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Politicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Niz, Pedro Alcides Robertt


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record