dc.creator | Gavilan, Jenifer da Silva | |
dc.date.accessioned | 2020-05-13T16:49:34Z | |
dc.date.available | 2020-05-11 | |
dc.date.available | 2020-05-13T16:49:34Z | |
dc.date.issued | 2018-08-30 | |
dc.identifier.citation | GAVILAN, Jenifer da Silva. Trabalho docente na rede municipal de escolas públicas de Sobral-CE: compromisso produtivo dinâmico em um contexto de “sucesso escolar”. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5315 | |
dc.description.abstract | The teaching work in Brazil has been increasingly influenced by large-scale
assessments, mainly as a result of the creation in 2007 of the Basic Education
Development Index (IDEB), which has been the main indicator of the quality of
student performance in Brazil. In the municipality of Sobral-CE, marked by
excellent IDEB indexes in elementary school, the preparation for the appraisals of
learning assumes great importance in the organization of the pedagogical work
developed in the schools. Thus, policies have been implemented that aim to
encourage and value teaching work, such as: financial gratuities and monthly inservice
training. From a sociology of work approach, this research sought to
analyze if the pedagogical organization and the mechanisms of incentive to the
teaching work adopted by the municipality are seen as factors that value and
contribute positively to the teaching function in the view of the own teachers.
Through observations of field research and 28 questionnaires applied to teachers
from two public schools, the analysis of the results seeks to explain fundamentally
how teachers can be well involved in their work and at the same time perceive
themselves to be devalued, mainly due to the economic aspect. Thus the issues of
control and autonomy are approached through the dimensions of the work
presented by Serge Paugam, the concepts of constrained implication and dynamic
productive commitment of Jean-Pierre Durand and the contribution of a
perspective of the communicative reason of Jurgen Habermas. The combination of
the uncertainty constraint of the temporary work contract with the consensus
produced around the evaluations of learning and the relative autonomy of the
teachers in the decisions of their work, construct the alignment of their practices in
relation to the educational objectives established in Sobral. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Sociologia do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Razão comunicativa | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | IDEB | pt_BR |
dc.subject | Sobral (CE) | pt_BR |
dc.subject | Sociology | pt_BR |
dc.subject | Sociology of work | pt_BR |
dc.subject | Communicative reason | pt_BR |
dc.subject | Teaching work | pt_BR |
dc.title | Trabalho docente na rede municipal de escolas públicas de Sobral-CE: compromisso produtivo dinâmico em um contexto de “sucesso escolar”. | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching work in the public school system in Sobral-CE: dynamic productive commitment in a context of “school success”. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4379642870871851 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9769937833285092 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho docente no Brasil vem sendo cada vez mais influenciado pelas
avaliações de larga escala, principalmente a partir da criação, em 2007, do Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que vem se constituindo como
principal indicador de qualidade do desempenho dos estudantes no Brasil. No
município de Sobral-CE, marcado por excelentes índices do IDEB no ensino
fundamental, o preparo para as avaliações de aprendizagem assume grande
importância na organização do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas.
Segundo o discurso oficial da Prefeitura de Sobral, foram implementadas políticas
que pretenderam incentivar e valorizar o trabalho docente, tais como gratificações
financeiras e formação em serviço mensal. A partir de uma abordagem da
sociologia do trabalho, esta pesquisa buscou analisar se a organização
pedagógica e os mecanismos de incentivo ao trabalho docente adotados pelo
município são vistos como fatores que valorizam e contribuem positivamente para
função docente na visão dos próprios professores. Por meio das observações da
pesquisa de campo e de 28 questionários aplicados aos professores de duas
escolas públicas, a análise dos resultados busca explicar como os professores
podem estar bem envolvidos em seu trabalho e ao mesmo tempo se perceberem
desvalorizados, principalmente pelo aspecto econômico. Assim, as questões de
controle e autonomia são abordadas por meio das dimensões do trabalho
apresentadas por Serge Paugam, os conceitos de implicação constrangida e
compromisso produtivo de Jean-Pierre Durand e a contribuição de uma
perspectiva da razão comunicativa de Jurgen Habermas. A combinação do
constrangimento da insegurança do contrato de trabalho temporário com o
consenso produzido em torno das avaliações de aprendizagem e a relativa
autonomia dos professores nas decisões de seu trabalho, constroem o
alinhamento de suas práticas em relação aos objetivos educacionais
estabelecidos em Sobral. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Niz, Pedro Alcides Robertt | |