Mostrar el registro sencillo del ítem
A educação para a responsabilidade moral e sua dimensão política em Aristóteles.
dc.creator | Tomaschewski, Simoni de Ávila | |
dc.date.accessioned | 2020-05-13T16:58:06Z | |
dc.date.available | 2020-05-12 | |
dc.date.available | 2020-05-13T16:58:06Z | |
dc.date.issued | 2014-04-29 | |
dc.identifier.citation | TOMASCHEWSKI, Simoni de Ávila. A educação para a responsabilidade moral e sua dimensão política em Aristóteles. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5331 | |
dc.description.abstract | The aim of this study is to explain the education role into the virtues formation from two fundamental dimensions in Aristotle: the ethic and the politics. Based on a genesis analysis of the city that initially appears to serve the life needs, but which also serves to another reason – the good living -, we observed that, through its education and its laws, the city supports and leads the individual morality contributing to the nature moral formation of each person. This way, it is considered as assumption on the effectuation of moral life. If the aim of human life is the good living, the happiness (eudaimonia), and if this is only possible through the community mode, so there would be the necessity of individual preparation regarding to the life in the political society. The current study tries to clarify how the principle of forming habits, in harmony with the virtue, has great importance in order to understand the relation between virtue and education. Therefore, Aristotle emphasizes the importance of the beginning, to form good habits since the beginning of our lives. The habit must be the main form to educate the individual in the virtue practice because there are not predetermined rules regarding how a virtuous person must act. And finally, the moral act does not depend on the habit only, but also on the reason persuasion. The individual, even being psychologically determined by his habits, to act in a certain way, in the moment of action this one can choose to act differently. It is this practical sense that the philosopher needs to suppose in each action of the individual in order to attribute the moral responsibility of his acts. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Aristóteles | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Hábito | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Philosophy | pt_BR |
dc.subject | Aristotle | pt_BR |
dc.subject | Politics | pt_BR |
dc.subject | Ethical | pt_BR |
dc.subject | Habit | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | A educação para a responsabilidade moral e sua dimensão política em Aristóteles. | pt_BR |
dc.title.alternative | The education to the moral responsibility and its political dimension in Aristotle. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0025756851726673 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5956718110743667 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Hobuss, João Francisco Nascimento | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5127708328452389 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é explicar o papel da educação na formação das virtudes, a partir de duas dimensões fundamentais em Aristóteles: a ética e a política. Partindo de uma análise da gênese da cidade, que surge inicialmente para atender as necessidades da vida, mas serve ainda a outro fim – o bem viver -, observamos que, através da educação e das leis, a cidade ampara e direciona as morais individuais, contribuindo na formação moral do caráter de cada um. Desta forma, ela é colocada como pressuposto para a efetivação da vida moral. Se o objetivo da vida humana é o bem viver, a felicidade (eudaimonia), e se isso só é possível de modo comunitário, haveria então a necessidade de uma preparação dos indivíduos à vida na sociedade política. A presente pesquisa busca esclarecer como o princípio de formação de hábitos, em consonância com a virtude, tem enorme importância para a compreensão da relação entre virtude e educação. Para tanto, Aristóteles destaca a importância do começo, de formarmos bons hábitos desde o início de nossa vida. O hábito deverá ser a principal forma para educar o indivíduo na prática da virtude porque não existem regras predeterminadas acerca de como uma pessoa virtuosa deva atuar. Finalmente, o ato moral não depende somente do hábito, mas também da persuasão da razão. O sujeito, por mais determinado que esteja psicologicamente por seus hábitos a agir de certo modo, no momento da ação, pode escolher agir diferentemente. É este sentido prático que o filósofo precisa supor em cada ação do sujeito para lhe atribuir à responsabilidade moral de seus atos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Strefling, Sérgio Ricardo |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGFIL: Dissertações e Teses [145]
Abrange as Dissertações e Teses da área de Pós-Graduação em Filosofia