Mostrar el registro sencillo del ítem
Representações didáticas de arquitetura : um caso aplicado ao Edifício da Fundação Iberê Camargo de Álvaro Siza.
dc.creator | Fernandes, Vinícius Mendonça | |
dc.date.accessioned | 2020-05-14T13:07:01Z | |
dc.date.available | 2020-05-13 | |
dc.date.available | 2020-05-14T13:07:01Z | |
dc.date.issued | 2018-12-13 | |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Vinícius Mendonça. Representações didáticas de arquitetura : um caso aplicado ao Edifício da Fundação Iberê Camargo de Álvaro Siza. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5364 | |
dc.description.abstract | The Iberê Camargo Foundation is an internationally awarded building and arouses the interest of lay and non-lay individuals through its architecture. When visiting and experiencing the work appear curiosities about the logics of formal delimitation employed by the architect. In order to identify the speeches of the architect Álvaro Siza himself and of architectural critics about his design process, referring to the strong association of memory, place and geometry with his architecture, he sought to understand the strategies employed by the architect in the design of said building. The study was supported by the theories of Vilém Flusser, particularly in the theory of the escalation of abstraction and game theory, through associations with the logic of the architectural design process. It started from the formal analysis of the building, which provoked reflections on the repertoire, the rules, the combinations that Siza used for the Foundation's project. The results were translated into didactic games: a memory game through letters and a threedimensional puzzle, in the expectation that these resources could contribute to the practices in the design workshops of the architecture faculties. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.subject | Fundação Iberê Camargo | pt_BR |
dc.subject | Álvaro Siza | pt_BR |
dc.subject | Processo projetual | pt_BR |
dc.subject | Representações didáticas | pt_BR |
dc.subject | Architecture and Urbanism | pt_BR |
dc.subject | Iberê Camargo Foundation | pt_BR |
dc.subject | Design process | pt_BR |
dc.subject | Didactic representations | pt_BR |
dc.title | Representações didáticas de arquitetura : um caso aplicado ao Edifício da Fundação Iberê Camargo de Álvaro Siza. | pt_BR |
dc.title.alternative | Didactic representations of architecture: a case applied to the Iberê Camargo de Álvaro Foundation Building Siza. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3685233055648149 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3860172079417937 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Fundação Iberê Camargo é um edifício premiado internacionalmente e desperta o interesse de indivíduos leigos e não leigos através da sua arquitetura. Ao visitar e experenciar a obra, surgem curiosidades sobre as lógicas de delimitação formal empregadas pelo arquiteto. Tendo em vista a identificação de discursos do próprio arquiteto Álvaro Siza e de críticos de arquitetura sobre o seu processo projetual, referindose à forte associação da memória, do lugar e da geometria com sua arquitetura, buscouse compreender as estratégias empregadas pelo arquiteto na concepção do referido edifício. O estudo esteve apoiado em teorias de Vilém Flusser, particularmente na teoria da escalada da abstração e na teoria de jogos, por meio de associações com a lógica do processo projetual de arquitetura. Partiu-se da análise formal do edifício, a qual provocou reflexões sobre o repertório, as regras, as combinações que Siza se utilizou para o projeto da Fundação. Os resultados foram traduzidos em jogos didáticos: um jogo de memória por meio de cartas e um quebra cabeça tridimensional, na expectativa de que estes recursos possam contribuir com as práticas nos ateliês de projeto das faculdades de arquitetura. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Adriane Borda Almeida da |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PROGRAU: Dissertações e Teses [244]
Mestrado