Mostrar el registro sencillo del ítem
Teatralidade das margens: os sentidos da memória e do patrimônio, suas continuidades e descontinuidades no Teatro do Bebé.
dc.creator | Marchi, Darlan de Mamann | |
dc.date.accessioned | 2020-05-14T13:08:58Z | |
dc.date.available | 2020-05-13 | |
dc.date.available | 2020-05-14T13:08:58Z | |
dc.date.issued | 2013-12-19 | |
dc.identifier.citation | MARCHI, Darlan de Mamann. Teatralidade das margens: os sentidos da memória e do patrimônio, suas continuidades e descontinuidades no Teatro do Bebé. 2013. 213 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5371 | |
dc.description.abstract | The laugh, intrinsic element in different cultural popular manifestation, is the point of departure to analyze the theatrical practice from the circus-theater. The comic, the clown, the duffel and the stage are marking aspects from the arts’ scenery “mambembes” in Brazil in century XX, whereof the Bebé’s Theater is derivative. The several spectacles presented by the group along the years own as protagonist the clown Bebé, figure comic created by José Ricardo de Almeida, the family’s father and the owner of the circus. The theater and the life “mambembe” are interconnected in the familiar life and the everyday and the familiar stories are aired by this professional activity shared, configuring a group memory that has private shapes of transmission. The theatrical group is connected by this familiar memory, responsible by organizers factors about the job and the performing arts practice, which are in constant dialogue with its time. This format of theater, new in the present, but keeping the features from the past as base to its structure, still has great adhesion by the places where play. Throw a look patrimonial about the theatrical practice which the goup/family is detainer bring themselves the challenges about current events from the discussion about the cultural heritage: the outside look about the group, the look from the group about its do, the uses from the cultural heritage and the paradoxes that cross all the process of patrimony. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Circo-teatro | pt_BR |
dc.subject | Teatro do Bebé | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | Circus-theater | pt_BR |
dc.subject | Bebé’s theater | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Cultural Patrimony | pt_BR |
dc.title | Teatralidade das margens: os sentidos da memória e do patrimônio, suas continuidades e descontinuidades no Teatro do Bebé. | pt_BR |
dc.title.alternative | Theatricality of edges: the senses of memory and patrimony, its continuities and discontinuities in the Bebé’s Theater. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8197594647849111 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1253291573608039 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Sosa González, Ana María | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7567936924117809 | pt_BR |
dc.description.resumo | O riso, elemento intrínseco de diversas manifestações culturais populares, é o ponto de partida para a análise da prática teatral do circo-teatro. O cômico, o palhaço, a lona e o palco são aspectos marcantes do cenário das artes mambembes no Brasil do século XX, do qual o Teatro do Bebé é derivado. Os vários espetáculos repertoriados pelo grupo ao longo dos anos possuem como protagonista o palhaço Bebé, cômica figura personificada por José Ricardo de Almeida, o pai da família e proprietário do circo. O teatro e a vida mambembe estão interligados à vida familiar, e o cotidiano e as histórias familiares estão perpassados por essa atividade profissional compartilhada, configurando uma memória de grupo que possui particulares formas de transmissão. O fazer teatral do grupo vincula-se estreitamente a essa memória familiar, responsável por fatores organizadores do trabalho e das práticas cênicas, que por sua vez estão em constante diálogo com seu tempo. Esse formato de teatro, ressignificado no presente, mas mantendo as características do passado como basilares para sua estrutura, ainda possui grande adesão pelos locais onde atua. Lançar um olhar patrimonial sobre a prática teatral da qual o grupo/família é detentora traz consigo os desafios contemporâneos do debate sobre o patrimônio cultural: o olhar de fora sobre o grupo, o olhar do grupo sobre seu fazer, os usos do patrimônio cultural e os paradoxos que atravessam todo o processo de patrimonialização. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nogueira, Isabel Porto |