Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMarchi, Darlan de Mamann
dc.date.accessioned2020-05-14T13:08:58Z
dc.date.available2020-05-13
dc.date.available2020-05-14T13:08:58Z
dc.date.issued2013-12-19
dc.identifier.citationMARCHI, Darlan de Mamann. Teatralidade das margens: os sentidos da memória e do patrimônio, suas continuidades e descontinuidades no Teatro do Bebé. 2013. 213 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5371
dc.description.abstractThe laugh, intrinsic element in different cultural popular manifestation, is the point of departure to analyze the theatrical practice from the circus-theater. The comic, the clown, the duffel and the stage are marking aspects from the arts’ scenery “mambembes” in Brazil in century XX, whereof the Bebé’s Theater is derivative. The several spectacles presented by the group along the years own as protagonist the clown Bebé, figure comic created by José Ricardo de Almeida, the family’s father and the owner of the circus. The theater and the life “mambembe” are interconnected in the familiar life and the everyday and the familiar stories are aired by this professional activity shared, configuring a group memory that has private shapes of transmission. The theatrical group is connected by this familiar memory, responsible by organizers factors about the job and the performing arts practice, which are in constant dialogue with its time. This format of theater, new in the present, but keeping the features from the past as base to its structure, still has great adhesion by the places where play. Throw a look patrimonial about the theatrical practice which the goup/family is detainer bring themselves the challenges about current events from the discussion about the cultural heritage: the outside look about the group, the look from the group about its do, the uses from the cultural heritage and the paradoxes that cross all the process of patrimony.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCirco-teatropt_BR
dc.subjectTeatro do Bebépt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectCircus-theaterpt_BR
dc.subjectBebé’s theaterpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectCultural Patrimonypt_BR
dc.titleTeatralidade das margens: os sentidos da memória e do patrimônio, suas continuidades e descontinuidades no Teatro do Bebé.pt_BR
dc.title.alternativeTheatricality of edges: the senses of memory and patrimony, its continuities and discontinuities in the Bebé’s Theater.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8197594647849111pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1253291573608039pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sosa González, Ana María
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7567936924117809pt_BR
dc.description.resumoO riso, elemento intrínseco de diversas manifestações culturais populares, é o ponto de partida para a análise da prática teatral do circo-teatro. O cômico, o palhaço, a lona e o palco são aspectos marcantes do cenário das artes mambembes no Brasil do século XX, do qual o Teatro do Bebé é derivado. Os vários espetáculos repertoriados pelo grupo ao longo dos anos possuem como protagonista o palhaço Bebé, cômica figura personificada por José Ricardo de Almeida, o pai da família e proprietário do circo. O teatro e a vida mambembe estão interligados à vida familiar, e o cotidiano e as histórias familiares estão perpassados por essa atividade profissional compartilhada, configurando uma memória de grupo que possui particulares formas de transmissão. O fazer teatral do grupo vincula-se estreitamente a essa memória familiar, responsável por fatores organizadores do trabalho e das práticas cênicas, que por sua vez estão em constante diálogo com seu tempo. Esse formato de teatro, ressignificado no presente, mas mantendo as características do passado como basilares para sua estrutura, ainda possui grande adesão pelos locais onde atua. Lançar um olhar patrimonial sobre a prática teatral da qual o grupo/família é detentora traz consigo os desafios contemporâneos do debate sobre o patrimônio cultural: o olhar de fora sobre o grupo, o olhar do grupo sobre seu fazer, os usos do patrimônio cultural e os paradoxos que atravessam todo o processo de patrimonialização.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Culturalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Nogueira, Isabel Porto


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem