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Patrimônio afetivo e fotografia: relicários da memória de idosos do Asylo de Mendigos de Pelotas.
dc.creator | Bezerra, Daniele Borges | |
dc.date.accessioned | 2020-05-16T03:42:43Z | |
dc.date.available | 2020-05-14 | |
dc.date.available | 2020-05-16T03:42:43Z | |
dc.date.issued | 2013-06-11 | |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Daniele Borges. Patrimônio afetivo e fotografia: relicários da memória de idosos do Asylo de Mendigos de Pelotas. 2013. 185 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5386 | |
dc.description.abstract | This dissertation had as objective to analyze the narratives of older people who live in asylum, their memories, memory objects and the relation established between photography and narrative. For that were heard and photographed 13 residents of the Asylum of Beggars of Pelotas, an institution that houses low-income elders, over twelve months of conviviality. Result of an interventional research, this work is inserted in the field of memory and identity and uses as support the visual Anthropology, not just as a method, but as a narrative proposal, fruit of appropriations by the narrators themselves. It was perceived that the photography contributed to the memory work and to the fluency of the narratives, and that, by valuing the image of the elders, it works as an invitation to think about the categories age, asyling, loneliness, health, home, among others. Moreover, from the images generated it is possible to present or re-present scenes from a context that maybe does not populate the imaginary of society broadly, the institutionalized elderly. These images, produced in conjunction with the narrators, served to communicate aspects extremely valued in this life stage. From these value statements were identified: photography as reliquary of the memory, death as a present category, health and life as patrimony, the narrative exercise as beneficial process of identification and self-valorization of the identity of the elder and the assignment of exceptional value to the memories of the past. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Memória e identidade | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Velhice | pt_BR |
dc.subject | Asilamento | pt_BR |
dc.subject | Memory and identity | pt_BR |
dc.subject | Photography | pt_BR |
dc.subject | Senescence | pt_BR |
dc.subject | Asyling | pt_BR |
dc.title | Patrimônio afetivo e fotografia: relicários da memória de idosos do Asylo de Mendigos de Pelotas. | pt_BR |
dc.title.alternative | Affective heritage and photography: reliquaries of the memory of the elderly at Asylo de Mendigos de Pelotas. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0831071373455034 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0081286250806899 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação teve como objetivo analisar as narrativas de pessoas idosas que vivem em situação asilar, suas memórias, objetos de memória e a relação que se estabelece entre fotografia e narrativa. Para tanto, foram ouvidos e fotografados 13 moradores do Asylo de Mendigos de Pelotas, instituição que abriga idosos de baixa renda, ao longo de doze meses de convívio. Resultado de uma pesquisa interventiva, este trabalho se insere no campo da memória e da identidade e utiliza como aporte a Antropologia visual, não apenas como método, mas como proposta de narrativa, fruto de apropriações por parte dos próprios narradores. Percebeu-se que a fotografia contribuiu para o trabalho de memória e para a fluência das narrativas, e que, ao valorizar a imagem do idoso, funciona como um convite para pensar as categorias velhice, asilamento, solidão, saúde, casa, entre outras. Além disso, a partir das imagens geradas é possível apresentar ou reapresentar cenas de um contexto que talvez não povoe o imaginário da sociedade de maneira ampla, o da velhice institucionalizada. Essas imagens, produzidas em conjunto com os narradores, serviram para comunicar aspectos extremamente valorizados nessa etapa de vida. A partir desses enunciados de valor, identificou-se: a fotografia como relicário da memória, a morte como uma categoria presente, a saúde e a vida como patrimônio, o exercício narrativo como processo benéfico de identificação e autovalorização da identidade do idoso e a atribuição de valor excepcional às memórias do passado. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lebedeff, Tatiana Bolivar |