A internet como ferramenta de participação social: uma análise das mobilizações para preservação do Centro Histórico de Santo Ângelo - RS.
Resumo
A pesquisa aqui realizada trata-se de um estudo de caso sobre o processo de
patrimonialização do Centro Histórico de Santo Ângelo – RS, caso no qual a
comunidade faz uso da internet para se mobilizar no intento da preservação de seu
patrimônio cultural. Como marco teórico desse estudo, utilizam-se as teorias de
Tornatore sobre processo de patrimonialização integrado à comunidade, de Prats,
sobre os agentes envolvidos no patrimonialização e a mercantilização do patrimônio,
e ainda autores sobre a cibercultura, democracia e mobilização da sociedade civil na
internet. O objetivo principal dessa pesquisa está em compreender como a
mobilização de comunidades, potencializada pelo uso da internet, influencia o
processo de reconhecimento e consequente patrimonialização de um bem, tendo
como objeto de análise o caso do Centro Histórico de Santo Ângelo, a comunidade
envolvida, e as normativas estatais que aí que estão envoltas aí. A metodologia
utilizada nesta pesquisa foi de estudo de caso, analisando dados do grupo do
Facebook “Defenda Santo Ângelo! Quero nossa História Viva!”, onde essa
comunidade santo-angelense se organiza para discutir seu patrimônio. Analisou-se o
grupo em 4 períodos, em consonância com uma análise dos principais fatos do
processo de patrimonialização, sistematizados nesse estudo. Foram observados,
portanto, quatro momentos: 1) setembro de 2011, quando o grupo é criado; 2) maio
e agosto de 2012, que compreende a organização do abaixo-assinado, até o
momento em que é postulado o tombamento provisório pelo Iphae; 3) agosto e
setembro de 2013, etapa marcada pelo Protesto das Cruzes e pela audiência
pública realizada na cidade; 4) e entre outubro e novembro 2013, quando o Iphae
publica a notificação do tombamento e, por fim, não promulga esse ato, passando
para o poder municipal a incumbência de construir uma Legislação de preservação
patrimonial. Nesses períodos, as categorias de análise, quantitativas e qualitativas
sobre o objeto de estudo, foram as seguintes: 1) atos do processo x respostas no
grupo, que versa sobre o principal assunto discutido em cada período analisado; 2)
sujeitos ativos x sujeitos observadores, buscando evidenciar se a grande maioria
dos membros do grupo é ativa, se realmente posta e discute, e qual esse percentual
em relação às pessoas que somente observam; 3) participação na internet x
participação nas ações, relacionando o número de pessoas que está no grupo com o
número de pessoas que se posiciona em ações efetivas no processo, como o
abaixo-assinado e a presença em audiências públicas; 4) conteúdos postados x
curtidas, buscando entender qual tipo de conteúdo gera maior repercussão dentro
do grupo, se são comentários sobre o processo, se são imagens sobre Santo
Ângelo, se são denúncias de casos de descaso com o patrimônio, entre outros.
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