Mostrar el registro sencillo del ítem
A memória de uma imagem e a imagem de uma memória: um estudo sobre o "São Francisco das Chagas", do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
dc.creator | Costa, Maritsa Sá Freire | |
dc.date.accessioned | 2020-05-16T03:44:45Z | |
dc.date.available | 2020-05-14 | |
dc.date.available | 2020-05-16T03:44:45Z | |
dc.date.issued | 2014-02-20 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Maritsa Sá Freire. A memória de uma imagem e a imagem de uma memória: um estudo sobre o "São Francisco das Chagas", do Museu de Arte Sacra de São Paulo. 2014. 154 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5393 | |
dc.description.abstract | This study is the result of a reflection on Paulo (MAS-SP) and is part of its permanent exhibition. What is proposed is to investigate the image of devotion, for which it was made in the 17th century, until its use as a museum object. The first part of the work focuses on the image and deals with the variations of the iconographic model associated with it, the perceptions of its themes, as well as the intentionality of its creation. The image at the end of this step is also treated as a ghost to the pathos. Then, a more pragmatic approach is taken as it contextualizes it among the productions of the imaginary in 17th century São Paulo. The third part deals with museological phase of the piece and the loss of its cultural value is questioned when moved to the museum. Along this path, different meanings are activated, both in the memorial exercise associated with Catholic practice and in aesthetic appreciation and historical appreciation. It is concluded that nothing is lost, everything is aggregated making it today considered as a cultural asset and Brazilian Catholic heritage. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Iconografia | pt_BR |
dc.subject | São Francisco de Assis | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Museu de Arte Sacra de São Paulo | pt_BR |
dc.subject | Iconography | pt_BR |
dc.subject | Saint Francis of Assisi | pt_BR |
dc.subject | Image | pt_BR |
dc.subject | Museum of Sacred Art of São Paulo | pt_BR |
dc.title | A memória de uma imagem e a imagem de uma memória: um estudo sobre o "São Francisco das Chagas", do Museu de Arte Sacra de São Paulo. | pt_BR |
dc.title.alternative | Memory of an image and image of a memory: a study about Saint Francis of Assisi, from Museum of Sacred Art of São Paulo. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7906781297137061 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5901727444406445 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | González, Ricardo | |
dc.description.resumo | O presente estudo é resultado de uma reflexão sobre o Paulo (MAS-SP) e compõe sua exposição permanente. O que se propõe é investigar imagem de devoção, para o qual ela foi confeccionada no século XVII, até seu uso como objeto musealizado. A primeira parte do trabalho se concentra na imagem e trata das variações do modelo iconográfico a ela associado, as percepções de seus temas, bem como a intencionalidade de sua criação. A imagem ao fim desta etapa igualmente é tratada como fantasma ao páthos . Em seguida, realiza-se uma abordagem mais pragmática à medida que a contextualiza entre as produções da imaginária na São Paulo do século XVII. A terceira parte trata da fase museológica da peça e é questionada a perda de seu valor cultual quando deslocada para o museu. Neste percurso, diferentes sentidos são ativados, tanto no exercício memorial associado à pratica católica quanto na apreciação estética e na valorização histórica. Conclui-se que nada é perdido, tudo é agregado fazendo com q hoje seja considerada como bem cultural e patrimônio católico brasileiro. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cerqueira, Fábio Vergara |