dc.creator | Cruz, Matheus | |
dc.date.accessioned | 2020-05-16T03:45:02Z | |
dc.date.available | 2020-05-14 | |
dc.date.available | 2020-05-16T03:45:02Z | |
dc.date.issued | 2014-09-30 | |
dc.identifier.citation | CRUZ, Matheus. Clubes Sociais Negros: memória e esquecimento no Clube Recreativo e Cultural Braço é Braço. (Rio Grande, RS, 1969 - 1992). 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5394 | |
dc.description.abstract | This work aims to raise an alert and consider the conditions in which they are black social clubs in Brazil. To this end we have studied under the aegis of memory, heritage and other expensive science concepts to members, the case is Clube cultural e Recreativo Braço é Braço, located in Rio Grande, State of Rio Grande do Sul The club was founded in January 1, 1920 and was really active until the mid-2000s, when it was recognized by the municipal authorities of their city as a historical and cultural heritage (Municipal Law No. 6.410/2007). However, despite the availability of such prerogatives, its headquarters is in disuse due to the poor condition of infrastructure, the roof of which one was the clubhouse day no longer exists, documents lying amid debris and weeds now seizes the parquet floor. And, despite the inactivity of its functions and in this scenario, the research that generated this work shows that this was a significant space for sociability and the black Riograndino still rests nostalgia for a lot of the older members. Thus, one wonders what kind of assets the municipal power recognized and enacted into law. It is an equity leveraged by the memory of those who circulated and there is only socially constructed or put into a heritage value for a given political moment? Neglect is by the government or by social actors do not demand the preservation of its institutional memory? | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Clubes Sociais Negros | pt_BR |
dc.subject | Braço é Braço - Rio Grande (RS) | pt_BR |
dc.subject | Lugar de memória | pt_BR |
dc.subject | Black Social Clubs | pt_BR |
dc.subject | Place of memory | pt_BR |
dc.title | Clubes Sociais Negros: memória e esquecimento no Clube Recreativo e Cultural Braço é Braço - (Rio Grande, RS, 1969 - 1992). | pt_BR |
dc.title.alternative | Social Black Clubs: memory and oblivion in Clube Recreativo e Cultural Braço é Braço - (Rio Grande, RS, 1969 - 1962). | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6168438470606203 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3017947075069963 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo, fazer um alerta e suscitar reflexão acerca das condições, em que se encontram os clubes sociais negros no Brasil. Para tal fim, estudou-se sob a égide da memória, patrimônio e outros conceitos caros às ciências sociais, no caso o Clube Recreativo Braço é Braço, situado na cidade de Rio Grande, no Estado do Rio grande do Sul. O clube foi fundado, em primeiro de janeiro de 1920 e foi realmente atuante até meados dos anos 2000, momento em que foi reconhecido pelo poder municipal de sua cidade, como patrimônio histórico e cultural (Lei Municipal nº 6.410/2007). Porém, mesmo dispondo de tais prerrogativas, sua sede encontra-se em desuso. E, mesmo diante da inatividade de suas funções e deste cenário, a pesquisa que gerou este trabalho aponta que, este foi um espaço significativo para a sociabilidade do negro riograndino e ainda repousa muita nostalgia por parte dos membros mais antigos. Desta forma, questiona-se que tipo de patrimônio o poder municipal reconheceu e transformou em lei. É um patrimônio alavancado pela memória daqueles, que por lá circularam e socialmente construído, ou é apenas um patrimônio posto em valor, por um dado momento político? O descaso é por parte do poder público ou dos atores sociais por não reivindicarem a preservação de sua memória institucionalizada? | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Colvero, Ronaldo Bernardino | |