dc.creator | Alves, Fábio Gall | |
dc.date.accessioned | 2020-05-18T23:17:09Z | |
dc.date.available | 2020-05-17 | |
dc.date.available | 2020-05-18T23:17:09Z | |
dc.date.issued | 2015-10-26 | |
dc.identifier.citation | ALVES, Fábio Galli. Decorações murais: técnicas pictóricas de interiores: Pelotas/RS (1878-1927). 2015. 188 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5421 | |
dc.description.abstract | The dissertation discusses with the assets forming part of the eclectic
historicist heritage of Pelotas, the object of study is the developed painting
techniques on wall surfaces of indoor environments: the plaster, the stencil, the
freehand painting, trompe-l'oeil, the marouflage and the marbled. Thee parietal
decorations nine city buildings were analyzed: residential townhouse Alfredo
Gonçalves Moreira, son of Butuí Baron; the two-storey houses of St. Louis
Baron; Councillor Francisco Antunes Maciel; Senator Joaquim Augusto
Assumption; Thereza Simões Dias da Costa; the Caixeiral Club; the Public
Library Pelotense; the Guarani Theater and City Palace. It describe the origins
and development of murals in the history of the Western world art, from
prehistoric times to Eclecticism. The conversion of architectural style and
decorative procedures to Brazil was identifided as well as the formation of
Brazilian labor and on the manuals used by artists and craftsmen in the area. It
presents buildings and discusses the materials and pictorial ornamentation
developed in indoor environments of Pelotas listed buildings. Peculiarizes each
of the procedures founded in the houses. Gives examples and performs formal
reading, iconographic and iconological of the found models. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ecletismo | pt_BR |
dc.subject | Técnicas decorativas | pt_BR |
dc.subject | Bens integrados | pt_BR |
dc.subject | Eclecticism | pt_BR |
dc.subject | Decorative techniques | pt_BR |
dc.subject | Integrated goods | pt_BR |
dc.title | Decorações murais: técnicas pictóricas de interiores: Pelotas/RS (1878-1927). | pt_BR |
dc.title.alternative | Decorations murals: pictorial interior techniques: Pelotas / RS (1878-1927). | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5577231323418414 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6075467816475488 | pt_BR |
dc.description.resumo | A dissertação tratou dos bens integrados ao patrimônio eclético historicista de
Pelotas, teve como objeto de estudo as técnicas pictóricas desenvolvidas sobre
as superfícies murais dos ambientes interiores: a escaiola, o estêncil, a pintura a
mão livre, o trompe l’oeil, a marouflage e o marmoreado. Analisou as decorações
parietais de nove edificações da cidade: o sobrado residencial de Alfredo
Gonçalves Moreira, filho do Barão de Butuí; as casas assobradadas do Barão de
São Luís; do Conselheiro Francisco Antunes Maciel; do Senador Joaquim
Augusto Assumpção; de Thereza Simões Dias da Costa; o Clube Caixeiral; a
Biblioteca Pública Pelotense; o Teatro Guarani e o Paço Municipal. Apresentou
as origens e o desenvolvimento das pinturas murais na História da Arte do
mundo ocidental, desde a Pré-História ao Ecletismo. Identificou o translado do
estilo arquitetônico e dos procedimentos decorativos para o Brasil. Comentou
sobre a formação da mão de obra brasileira e sobre os manuais usados por
artistas e artífices na área. Apresentou os edifícios e discorreu sobre os
materiais e as ornamentações pictóricas desenvolvidas nos ambientes interiores
dos prédios pelotenses elencados, identificou e exemplificou os procedimentos
encontrados nos casarões e realizou a leitura formal, iconográfica e iconológica
dos exemplares encontrados. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Carlos Alberto Ávila | |