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Ladrilhos hidráulicos: bens integrados aos prédios tombados de Pelotas-RS.
dc.creator | Dominguez, Andréa Jorge do Amaral | |
dc.date.accessioned | 2020-05-18T23:24:00Z | |
dc.date.available | 2020-05-18 | |
dc.date.available | 2020-05-18T23:24:00Z | |
dc.date.issued | 2016-10-11 | |
dc.identifier.citation | DOMINGUEZ, Andréa Jorge do Amaral. Ladrilhos hidráulicos: bens integrados aos prédios tombados de Pelotas-RS. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) – Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5430 | |
dc.description.abstract | The thesis approaches the goods integrated to Pelotas-RS’s historical patrimony. Its study object is the hydraulic tile employed as the declared national, state and municipal buildings’ ornamental floor coating. The thesis expatiates on the concepts applied to historical patrimony, its preservation tools and safeguard. It discusses the artifacts’ origin and their artistic influence in stamped patterns’ creation. It identifies the materials employed and depicts the technique, which maintained unaltered over more than one century. It narrates the main issues of the interviews accomplished in two technical visits on local companies that manufacture tiles in the urban zone. It associates the centenary production with the artisan’s professional identity formation through “pedagogia do ver e fazer” in the production daily context. It performs an inventory, cataloguing images from the identified specimen, as well as elaborates an appropriate sheet to the object’s particularities. It descriptively analyses the descriptively analyses the formal elements of the specimen on the inventory sheets and the composition developed by the artifacts, displayed in carpets or mosaics, operating an iconographic and iconological reading of these items. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ladrilho hidráulico | pt_BR |
dc.subject | Inventário | pt_BR |
dc.subject | Bem integrado | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio imaterial | pt_BR |
dc.subject | Identidade profissional | pt_BR |
dc.subject | Hydraulic tile | pt_BR |
dc.subject | Inventory | pt_BR |
dc.subject | Integrated good | pt_BR |
dc.subject | Inmaterial heritage | pt_BR |
dc.subject | Professional identity | pt_BR |
dc.title | Ladrilhos hidráulicos: bens integrados aos prédios tombados de Pelotas-RS. | pt_BR |
dc.title.alternative | Hydraulic tiles: integrated assets to listed buildings heritage of Pelotas-RS. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2204317910232291 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6075467816475488 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação aborda os bens integrados ao patrimônio eclético historicista da cidade de Pelotas-RS. Tem por objeto os ladrilhos hidráulicos usados como revestimento ornamental nos pisos das edificações tombadas em âmbito nacional, estadual e/ou municipal. Discorre sobre os conceitos aplicados ao patrimônio cultural, seus instrumentos de preservação e salvaguarda. Versa sobre a origem dos artefatos e as influências artísticas nas criações dos motivos estampados. Identifica os materiais usados e mostra a técnica de produção que se mantém inalterada por mais de um século. Relata os pontos principais de entrevistas realizadas em duas visitas técnicas em empresas locais que produzem ladrilhos na zona urbana. Relaciona a produção centenária com a formação da identidade profissional dos artesãos através da “pedagogia do ver e fazer” no cotidiano da fabricação. Realiza o inventário com registro das imagens dos exemplares identificados, e elabora ficha adequada às particularidades do objeto. Analisa descritivamente os elementos formais dos exemplares nas fichas de inventário, posteriormente, as composições que os artefatos desenvolvem, dispostos em tapetes ou mosaicos, fazendo a leitura iconográfica e iconológica desses. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Carlos Alberto Ávila |