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“O rio é meu e ninguém mexe”: lugar, paisagem e patrimônio na percepção de moradores alocados em Pedro Osório e Cerrito para com o rio Piratini.
dc.creator | Martins Júnior, Arlindo Américo Tavares | |
dc.date.accessioned | 2020-05-18T23:24:30Z | |
dc.date.available | 2020-05-18 | |
dc.date.available | 2020-05-18T23:24:30Z | |
dc.date.issued | 2016-10-15 | |
dc.identifier.citation | MARTINS JÚNIOR, Arlindo Américo Tavares. “O rio é meu e ninguém mexe”: lugar, paisagem e patrimônio na percepção de moradores alocados em Pedro Osório e Cerrito para com o rio Piratini. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5431 | |
dc.description.abstract | With the Merleau-Ponty phenomenology as philosophical outline and the humanist geography seen as one of its transdisciplinary deployments, it is approached the spatial categoriesplace and landscape and their respective overlaps in the memorial and identity construction in the perception of residents allocated in Pedro Osório and Cerrito - two municipalities situated in the southwest of Rio Grande do Sul, in Brazil - towards the Paratini River - watershed that separates the two locations, through the record of the narratives of oral history and memories of life of the interviewees and their imagetic records. The interviews, understood as source of expression of the subjectivity and of the perception of the narrators, are evoked aiming at describing the feeling of interiorization of the residents towards the enunciated object, as well as the potential ambivalence in which they are inserted - since the river that serves as support for the fruitive-functional activities also means danger, as in the events of urban floods. Therefore, situated in the field Social Memory and Cultural Heritage, the research intends to draft a panorama of the current treatment given to the category of the asset Cultural Landscape by the National Institute of Historic and Artistic Heritage (IPHAN) in Brazil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.subject | Paisagem | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
dc.subject | Rio Piratini | pt_BR |
dc.subject | Perception | pt_BR |
dc.subject | Landscape | pt_BR |
dc.subject | Heritage | pt_BR |
dc.subject | Piratini river | pt_BR |
dc.title | “O rio é meu e ninguém mexe”: lugar, paisagem e patrimônio na percepção de moradores alocados em Pedro Osório e Cerrito para com o rio Piratini. | pt_BR |
dc.title.alternative | “The river is mine and nobody moves”: place, landscape and heritage in the perception of residents allocated in Pedro Osório and Cerrito towards the Piratini river. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1494930529875891 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9341762649252420 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com a fenomenologia merleau-pontyana como arcabouço filosófico e a geografia humanista vista como um de seus desdobramentos transdisciplinares, são abordadas as categorias espaciais lugar e paisagem e suas respectivas imbricações na construção memorial e identitária na percepção de moradores alocados em Pedro Osório e Cerrito – dois municípios situados no sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil – para com o Rio Piratini – bacia hidrográfica que separa as duas localidades, através do registro das narrativas de história oral e memórias de vida dos entrevistados e de seus registros imagéticos. As entrevistas, entendidas como fonte de expressão da subjetividade e da percepção dos narradores, são evocadas com o intuito de descrever o sentimento de interiorização dos moradores para com o objeto enunciado, bem como a ambivalência potencial em que se encontram inseridos – visto o rio que serve de suporte para atividades fruitivofuncionais também significar perigo, como nas ocorrências das inundações urbanas. Dessarte, situada no campo da Memória Social e do Patrimônio Cultural, a pesquisa pretende esboçar um panorama do atual tratamento concedido à categoria de bem patrimonial Paisagem Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) no Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Sidney Gonçalves |