dc.creator | Machado, Carlos José de Azevedo | |
dc.date.accessioned | 2020-05-18T23:25:29Z | |
dc.date.available | 2020-05-18 | |
dc.date.available | 2020-05-18T23:25:29Z | |
dc.date.issued | 2016-07-12 | |
dc.identifier.citation | MACHADO, Carlos José de Azevedo. Teatro Esperança de Jaguarão (RS): memória, história e patrimonialização. 2016. 155 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5433 | |
dc.description.abstract | This research main objective is to reflect on Theatro Esperança history, memory and process patrimonialization, a theater located in Jaguarão city, in Rio Grande do Sul, Brazil, presenting it as a place of memory and history. To this end we analyze reasons why this heritage property, which got its doors closed for about fifty years, has remained as one of the cultural heritage symbols in Jaguarão, witnessed in previous studies and mentioned herein, and as the first well to be delivered toppling restored to the community. This theater has acquired a meaning of its allowed this status for the community, a place that raises many memories for residents and no accident was direct target of public policies for the heritage that developed in the 1980s to date. The methodology used is descriptive-analytic and for this, it has developed a literature both in relation to the history of the city, its architecture and the Theatro Esperança, contextualizing the theatrical art in Brazil and Rio Grande do Sul, and to support the conclusions and possibilities presented at the end of work, it developed the concepts of memory and history, cultural heritage and places of memory. In addition, it sought the documentation connected with the state and federal tipping process, and in general, we sought the city's collections and from other municipalities, pictures and articles published in journals since it opened. This material which was dispersed served as a strong reference to mount a more organic structure of the history of the theater and at the end, still present a more detailed analysis of some important documents that will form the basis for future research. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Theatro Esperança | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Heritage | pt_BR |
dc.title | Teatro Esperança de Jaguarão (RS): memória, história e patrimonialização. | pt_BR |
dc.title.alternative | Esperança de Jaguarão Theater (RS): memory, history and heritage. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9754255158362686 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1253291573608039 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Colvero, Ronaldo Bernardino | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3017947075069963 | pt_BR |
dc.description.resumo | O principal objetivo desta pesquisa é refletir sobre a história, a memória e o processo de patrimonialização do Teatro Esperança na cidade de Jaguarão, estado do Rio Grande do Sul, Brasil, apresentando-o como um lugar de memória e de história. Para tanto, buscou-se analisar os motivos que levaram este bem cultural, que ficou com suas portas fechadas por cerca de cinquenta anos, ter se mantido numa condição de um dos símbolos do Patrimônio Cultural da cidade de Jaguarão, testemunhado em pesquisas já realizadas e citadas neste trabalho e ter sido o primeiro bem tombado a ser entregue restaurado à comunidade. Este teatro adquiriu um significado que lhe permitiu este status pela comunidade, lugar que suscita muitas lembranças pelos moradores e, não por acaso, foi alvo direto das políticas públicas para o patrimônio que se desenvolveram nas décadas de 1980 até este momento. A metodologia utilizada é analítico-descritiva e para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica tanto em relação à história da cidade, quanto em relação à sua arquitetura e ao Teatro Esperança, contextualizando a arte teatral no Brasil e no Rio Grande do Sul, e para fundamentar as conclusões e possibilidades apresentadas ao final do trabalho, foi desenvolvido os conceitos de memória e história, patrimônio cultural e lugares de memória. Além disso, buscou-se a documentação ligada ao processo de tombamento estadual e federal, bem como de forma geral, nos acervos da cidade e de outros municípios, as imagens e as matérias publicadas em periódicos desde sua inauguração. Este material, que se encontrava disperso, serviu de forte referencial para montar uma estrutura mais orgânica da história deste teatro e, ao final, apresenta-se ainda uma análise mais detalhada de alguns documentos importantes que servirão de subsídios para futuras pesquisas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nogueira, Isabel Porto | |