Mostrar registro simples

dc.creatorAssumpção, Alexandra Kern
dc.date.accessioned2020-05-18T23:32:31Z
dc.date.available2020-05-18
dc.date.available2020-05-18T23:32:31Z
dc.date.issued2016-04-25
dc.identifier.citationASSUMPÇÃO, Alexandra Kern. Atos de subverter e (des)mascarar a imagem: trans-ferir, mutilar, fragmentar e (des)figurar. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5441
dc.description.abstractActs of Subverting and (un)masking the image: TRANS-fer, mutilate, fragment and (dis)figure is a research of the PPGAV-Mestrado/CA/UFPel, research line creative processes and poetics of the everyday, with funding from CAPES/FAPERGS, which aims to discuss issues related to child abuse and violation of the body, through the development of poetic procedures that subvert photographic images of children, animals and people captured from the internet or donated by collaborators. The procedures are based on “photocopy-montage”, a manual transfer technique which uses fragments of cutout photocopies which, after being reconfigured, are displaced onto another support surface with the use of thinner, thus suggesting a masked figure in the foreground. These images can be conceived as “mestizo”. Other procedures of transforming an image - cutting, scraping and mutilating - damage and violate the image’s surface, often in a grotesque way, revealing the idea of a violated body, poetically (un)masking social violence, but veiling the identity of the victim. I use the image's technical reproductibility to disseminate my artistic message and political views. The development of this work has an important social role: to represent the struggle for human rights, which need to be addressed by more researchers in the Visual Arts.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGSpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subject(Des)mascararpt_BR
dc.subjectTRANS-ferirpt_BR
dc.subjectFotocópia-montagempt_BR
dc.subjectContemporary artpt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subject(Un)maskpt_BR
dc.subjectTRANS-ferpt_BR
dc.subjectPhotocopy-montagept_BR
dc.titleAtos de subverter e (des)mascarar a imagem: trans-ferir, mutilar, fragmentar e (des)figurar.pt_BR
dc.title.alternativeActs of subverting and (dis) masking the image: trans-hurt, maim, fragment and (dis) figure.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3181514852498977pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4833048616847907pt_BR
dc.description.resumoAtos de Subverter e (des)mascarar a imagem: TRANS-ferir, mutilar, fragmentar e (des)figurar é uma pesquisa, subsidiado pela CAPEs e por meio de concessão de bolsa pela FAPERGS, do PPGAV-Mestrado/CA/UFPel, linha de pesquisa processos de criação e poéticas do cotidiano, que discute questões relacionadas à violência infantil e à violação do corpo, através do desenvolvimento de procedimentos poéticos de subverter imagens fotográficas de crianças, animais e adultos, captadas da internet ou cedidas por colaboradores. Os procedimentos baseiam-se na “fotocópia-montagem”, uma técnica manual que transfere fragmentos de fotocópias recortadas, as quais, ao serem reconfiguradas, passam para outro suporte com a utilização de thinner, sugerindo, assim, uma figura mascarada em primeiro plano. Estas imagens podem ser conceituadas como “mestiças”. Outros procedimentos de transformar a imagem - cortar, raspar e mutilar - danificam e violam a sua superfície, por vezes, de forma grotesca, revelando a ideia de um corpo violado, (des)mascarando poeticamente a violência social, mas velando a identidade da vítima. Uso, assim, a reprodutibilidade técnica da imagem para disseminar minha mensagem artística e meus posicionamentos políticos. O desenvolvimento deste trabalho desempenha importante papel social, representando uma luta pelos direitos humanos, que precisa ser abordada por mais pesquisadores das Artes Visuais.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Monsell, Alice Jean


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples