Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorZilli, Gabriela
dc.date.accessioned2020-05-21T01:53:25Z
dc.date.available2020-05-19
dc.date.available2020-05-21T01:53:25Z
dc.date.issued2017-05-25
dc.identifier.citationZILLI, Gabriela. O museu de arte contemporânea de Inhotim/ MG: a fruição da obra como estratégia de conservação. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5449
dc.description.abstractUntil the beginning of the 20th century, the art was conceived as a unique object, the fruit of artistic genius. Since the 1960s, this characteristic has been diluted in more dynamic forms of art, bringing interactivity as a fundamental part of the work. The object, previously merely contemplative, has other meanings from its relation with the spectator, with the environment and with the social space. From the static object to the action, the art hybridizes in the society, mixing with the culture and the traditional forms of living the quotidian. In the midst of this universe of possible forms, conservation presents itself as a complex activity. The preservation of contemporary productions requires more than just the knowledge about the technique and the materials used, it requires the understanding of the artist's proposal and the understanding of its cultural value. Having the Inhotim Institute's museological collection as the main object of research, this dissertation sought to help the understanding of the relationships established in the museum context between the artist's proposal, the institution and the public. An analysis was performed to verify how these relations are manifested and are reflected in the practices of preservation of current works of art. Using that information as subsidy, we discuss the fruition of the works of art as conservation strategies.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGSpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectMuseu de artept_BR
dc.subjectConservaçãopt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectContemporary artpt_BR
dc.subjectArt museumpt_BR
dc.subjectConservationpt_BR
dc.subjectHeritagept_BR
dc.titleO Museu de Arte Contemporânea de Inhotim/MG : a fruição da obra como estratégia de conservação.pt_BR
dc.title.alternativeThe contemporary art museum of Inhotim / MG: the enjoyment of the work as a conservation strategy.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5465369801771235pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6075467816475488pt_BR
dc.description.resumoAté o inicio do século XX, a arte era concebida como objeto único, fruto da genialidade artística. A partir dos anos de 1960, essa característica se dilui em formas mais dinâmicas de arte, trazendo a interatividade como parte fundamental da obra. O objeto, antes meramente contemplativo, passa a ter outros significados a partir de sua relação com o espectador, com o entorno e com o espaço social. Do objeto estático à ação, a arte hibridiza-se na sociedade, mescla-se à cultura e às formas tradicionais de viver o cotidiano. Em meio a esse universo de formas possíveis, a conservação apresenta-se como uma atividade complexa. A preservação das produções contemporânea requer mais do que o conhecimento sobre a técnica e os materiais empregados, exige o entendimento da proposta do artista e a compreensão de seu valor cultural. Tendo o acervo museológico do Instituto Inhotim como fonte de pesquisa, buscou-se, nesta dissertação, compreender as relações estabelecidas, no contexto museal, entre a proposta do artista, a instituição e o público. Objetivou-se assim, verificar como estas relações se manifestam e são refletidas nas práticas de preservação das obras de arte atuais. Usando dessa informações como subsídio, discute-se a fruição das obras de arte como estratégias de conservação.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Culturalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Carlos Alberto Ávila


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem