dc.creator | Oliveira, Cícero Ney Pereira de | |
dc.date.accessioned | 2020-05-21T02:02:29Z | |
dc.date.available | 2020-05-19 | |
dc.date.available | 2020-05-21T02:02:29Z | |
dc.date.issued | 2018-05-12 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Cícero Ney Pereira de. Lugares de memórias e patrimônio na comunidade Barreiro do Café, São Raimundo Nonato/PI. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5461 | |
dc.description.abstract | This MA dissertation study discuss the places of memories constructed by the
people who inhabit mud and water houses in the Barreiro do Café, one rural
community belonged to the city of São Raimundo Nonato, southeast of the
Piauí State. It is a study based in the concepts of social memory and heritage.
As a methodological procedure, I aply mainly a participatory observer interview
in order to highlight the importance or not of clay dwellings as cultural heritage
in the community. This study raised some questions too: How the Barreiro do Café’s people
recognize its community as a space of memories and identity affirmation? What
memories can we realize in the community, the individual one, shared or both?
What are the material connections the people have been doing when they talk
about the mud and water houses?
It should be mentioned that the interviews were applied to community. At this
inquiry avenue we can understand that the social memory has been
constructing through the material relationship of those objects and community
practices of making your houses. This study is relevant because it is at the
heart of the contemporary discussions about social memory and cultural
heritage, reflecting on how people construct the meanings about the spaces
We have been considering as cultural heritage. Thus this study is an
interpretive avenue where the Barreiro do Café’s rural community are active
agents of his social memory relations and not only native informants. That
people is able to speak about himself. As members of a living culture they can
represent himself. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Lugares de memória | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Barreiro do Café | pt_BR |
dc.subject | Casas de taipa e barro | pt_BR |
dc.subject | Social memory | pt_BR |
dc.subject | Cultural heritage | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject | Mud and water houses | pt_BR |
dc.title | Habitações de taipa e barro: lugares de memórias e patrimônio na comunidade Barreiro do Café, São Raimundo Nonato/PI. | pt_BR |
dc.title.alternative | Places of memories: barro dwellings as patrimony in the Barreiro Coffee Village (São Raimundo Nonato, Piauí- Brazil). | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8239085203279947 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2963479281903760 | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa pesquisa tem como objetivo principal analisar os lugares de memórias,
representação e percepção patrimonial de pessoas que habitam construções
de taipa e barro na comunidade rural Barreiro do Café, situada nas
proximidades da cidade de São Raimundo Nonato, sudeste do estado do Piauí.
Procura entender ainda o potencial desses lugares para evocar memórias e
forjar identidades. Apoiados nesses objetivos refletimos sobre as seguintes
indagações os habitantes da comunidade rural Barreiro do Café reconhece a
mesma como um espaço de memórias e de afirmação identitária? tais
memórias são individual, partilhadas ou ambas? Quais são as conexões de
memórias que as pessoas criam ao falarem sobre a tradição de costruir casas
de taipa e barro? Como procedimento metodológico, utilizamos, sobretudo, a entrevista
presencial e, igualmente, observação do pesquisador. Cumpre mencionar que
as entrevistas foram aplicadas aos moradores do povoado, com exceção de
dois entrevistados que já moraram no povoado e hoje residem na cidade de
São Raimunido Nonato. Por esse caminho percebemos que a materialidade
dos objetos (casas) e a intangividade do saber fazer são os principais
elementos de facilitação para evocação das memórias no povoado. Nesse
sentido, essa pesquisa é relevante por estar o tema do patrimônio rural no
cerne das discussões contemporâneas que tangenciam a memória social e o
patrimônio cultural, por refletir sobre a forma como as pessoas se apropriam,
significam e resignificam espaços aqui considerados como patrimônio, de sorte
a afirmar, refutar ou mesmo reelaborar suas memórias e identidades. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Lúcio Menezes | |