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dc.creatorOliveira, Cícero Ney Pereira de
dc.date.accessioned2020-05-21T02:02:29Z
dc.date.available2020-05-19
dc.date.available2020-05-21T02:02:29Z
dc.date.issued2018-05-12
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cícero Ney Pereira de. Lugares de memórias e patrimônio na comunidade Barreiro do Café, São Raimundo Nonato/PI. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5461
dc.description.abstractThis MA dissertation study discuss the places of memories constructed by the people who inhabit mud and water houses in the Barreiro do Café, one rural community belonged to the city of São Raimundo Nonato, southeast of the Piauí State. It is a study based in the concepts of social memory and heritage. As a methodological procedure, I aply mainly a participatory observer interview in order to highlight the importance or not of clay dwellings as cultural heritage in the community. This study raised some questions too: How the Barreiro do Café’s people recognize its community as a space of memories and identity affirmation? What memories can we realize in the community, the individual one, shared or both? What are the material connections the people have been doing when they talk about the mud and water houses? It should be mentioned that the interviews were applied to community. At this inquiry avenue we can understand that the social memory has been constructing through the material relationship of those objects and community practices of making your houses. This study is relevant because it is at the heart of the contemporary discussions about social memory and cultural heritage, reflecting on how people construct the meanings about the spaces We have been considering as cultural heritage. Thus this study is an interpretive avenue where the Barreiro do Café’s rural community are active agents of his social memory relations and not only native informants. That people is able to speak about himself. As members of a living culture they can represent himself.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLugares de memóriapt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectBarreiro do Cafépt_BR
dc.subjectCasas de taipa e barropt_BR
dc.subjectSocial memorypt_BR
dc.subjectCultural heritagept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectMud and water housespt_BR
dc.titleHabitações de taipa e barro: lugares de memórias e patrimônio na comunidade Barreiro do Café, São Raimundo Nonato/PI.pt_BR
dc.title.alternativePlaces of memories: barro dwellings as patrimony in the Barreiro Coffee Village (São Raimundo Nonato, Piauí- Brazil).pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8239085203279947pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2963479281903760pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo principal analisar os lugares de memórias, representação e percepção patrimonial de pessoas que habitam construções de taipa e barro na comunidade rural Barreiro do Café, situada nas proximidades da cidade de São Raimundo Nonato, sudeste do estado do Piauí. Procura entender ainda o potencial desses lugares para evocar memórias e forjar identidades. Apoiados nesses objetivos refletimos sobre as seguintes indagações os habitantes da comunidade rural Barreiro do Café reconhece a mesma como um espaço de memórias e de afirmação identitária? tais memórias são individual, partilhadas ou ambas? Quais são as conexões de memórias que as pessoas criam ao falarem sobre a tradição de costruir casas de taipa e barro? Como procedimento metodológico, utilizamos, sobretudo, a entrevista presencial e, igualmente, observação do pesquisador. Cumpre mencionar que as entrevistas foram aplicadas aos moradores do povoado, com exceção de dois entrevistados que já moraram no povoado e hoje residem na cidade de São Raimunido Nonato. Por esse caminho percebemos que a materialidade dos objetos (casas) e a intangividade do saber fazer são os principais elementos de facilitação para evocação das memórias no povoado. Nesse sentido, essa pesquisa é relevante por estar o tema do patrimônio rural no cerne das discussões contemporâneas que tangenciam a memória social e o patrimônio cultural, por refletir sobre a forma como as pessoas se apropriam, significam e resignificam espaços aqui considerados como patrimônio, de sorte a afirmar, refutar ou mesmo reelaborar suas memórias e identidades.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Culturalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Lúcio Menezes


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