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Patrimônio Cultural Brasileiro na era digital: da digitalização de acervos à preservação participativa na internet.
dc.creator | Reis, Marina Gowert dos | |
dc.date.accessioned | 2020-05-21T02:30:27Z | |
dc.date.available | 2020-05-20 | |
dc.date.available | 2020-05-21T02:30:27Z | |
dc.date.issued | 2019-03-29 | |
dc.identifier.citation | REIS, Marina Gowert dos. Patrimônio Cultural Brasileiro na era digital: da digitalização de acervos à preservação participativa na internet. 2019. 185 f. Tese (Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5483 | |
dc.description.abstract | Today, the internet and digital technologies are the main means of communication. The forms of interaction made possible by these are not limited to technical or everyday use. We observe the increasing use of these in processes of preservation of cultural heritage, which take different forms, not only influenced by the technological limits, but also by the wills of the people who make use of these technologies. We call cultural heritage in the digital age the interactions with cultural heritage in the context of new information technologies, be they technical or personal. It is necessary to name this period because it is different from previous ones, where the digital technologies were not constituting the main means of daily communication. In this research we developed a study on the uses of digital technologies for heritage preservation purposes in the Brazilian context. We aim to observe the inclusion of digital practices in national patrimonial preservation processes, be they state, institutional and community. We do this study divided into three periods, those governed by studies of the area of cultural heritage in the digital age and observing these traditional instances of patrimonial preservation interpellate and can not be completely separated by periods, be these temporal or interpretative. The first two periods, Digital Cultural Heritage 1.0 (off-line) and 2.0 (online), depart from the literature of the area and are observed in the national context. We propose a third period, Digital Cultural Heritage 3.0, related to these participatory preservation efforts on the internet, happen from or independently of traditional preservation institutions. We also propose a classification in three types of cultural heritage appropriation that take place today on the Internet: positive intentional appropriation, negative intentional appropriation, and unintentional appropriation. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural na era digital | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural digitalizado | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural digital 3.0 | pt_BR |
dc.subject | Apropriação digital patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Cultural heritage in the digital era | pt_BR |
dc.subject | Digitalized cultural heritage | pt_BR |
dc.subject | Brazilian cultural heritage | pt_BR |
dc.subject | Digital cultural heritage 3.0 | pt_BR |
dc.subject | Heritage appropriation on the internet | pt_BR |
dc.title | Patrimônio Cultural Brasileiro na era digital: da digitalização de acervos à preservação participativa na internet. | pt_BR |
dc.title.alternative | Brazilian Cultural Heritage in the digital era: from digitization of collections to participatory preservation on the internet. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4475927170625025 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2795821152828459 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Nunes, João Fernando Igansi | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6610467936025195 | pt_BR |
dc.description.resumo | A internet e as tecnologias digitais são os principais meios de comunicação na atualidade. As formas de interação possibilitadas por essas não estão limitadas somente ao uso técnico ou cotidiano. Observamos a crescente utilização dessas em processos de preservação do patrimônio cultural, os quais tomam diversas formas, não somente influenciadas pelos limites tecnológicos, mas também pelas vontades das pessoas que fazem uso dessas tecnologias. Chamamos de patrimônio cultural na era digital as interações com o patrimônio cultural no contexto das novas tecnologias da informação, sejam essas técnicas ou pessoais. Faz-se necessário nomear esse período pelo fato do mesmo ser diferente dos anteriores, onde as tecnologias digitais não eram constituintes do principal meio de comunicação cotidiano. Nesta pesquisa desenvolvemos um estudo sobre os usos das tecnologias digitais para fins de preservação patrimonial no contexto brasileiro. Objetivamos observar a inclusão de práticas digitais nos processos de preservação patrimonial nacional, sejam esses estatais, institucionais e comunitários. Fazemos esse estudo dividido em três períodos, esses regidos por estudos da área do patrimônio cultural na era digital e observando essas instâncias tradicionais da preservação patrimonial interpelam-se e não podem ser completamente separadas por períodos, sejam esses temporais ou interpretativos. Os primeiros dois períodos, Patrimônio Cultural Digital 1.0 (off-line) e o 2.0 (on-line), partem da literatura da área e são observados no contexto nacional. Propomos um terceiro período, Patrimônio Cultural Digital 3.0, relacionado a esses esforços de preservação participativa na internet, acontecem a partir de ou independentemente de instituições tradicionais de preservação. Propomos, ainda, uma classificação em três tipos de apropriação patrimonial que acontecem hoje na internet: apropriação intencional positiva, a apropriação intencional negativa, e a apropriação não intencional. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Serres, Juliane Conceição Primon |