Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorGuerra, Helena Duarte da Silva
dc.date.accessioned2020-05-21T03:24:38Z
dc.date.available2020-05-20
dc.date.available2020-05-21T03:24:38Z
dc.date.issued2019-10-22
dc.identifier.citationGUERRA, Helena Duarte da Silva. Projeto e discurso: uma análise sobre os novos produtos do setor imobiliário. 2019. 193 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5490
dc.description.abstractTo understand the relationship between some characteristics of the recent urban space production of Pelotas-RS and the discourse applied to the legitimization and commercialization of products of the real estate market, this research seeks for an historical contextualization of the capitalist production of the cities, the producing agents, of the constitution of Brazilian society and characterization of its culture. At local level, the contextualization is based on the origin and development of the urban city core of Pelotas, as well as its regulatory legislation. The present study also carries out analysis of two projects licensed by city council of Pelotas (allotments Quartier and Parque Una), its surrounding areas, parameters associated to their projects and its relationship with the discourse adopted by their marketing initiatives. Based on the discipline of the Discourse Analysis, this research discusses the mechanisms used by the real estate market to legitimate their products, understanding their main strategies in terms of discourse, the conditions of production of such discourses and the real aim of messages, images and details of their projects. In this analysis we discuss the main contradictions between projects, products and discourse, and its effects produced by their senses in the surrounding areas, in the target population and in the relationship with local governmental departments. Understanding the new products of the real estate market as ideas outside the place that do not consider the places outside the ideas, we conclude that it is only the new method of urban land division, which means urbanistic condominium with mixed land use and different ways of segregation and control of access in their boundaries.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectUrbanismo contemporâneopt_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.subjectPromotores imobiliáriospt_BR
dc.subjectLegislação urbanísticapt_BR
dc.subjectNovo urbanismopt_BR
dc.subjectContemporaneous urbanismpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectReal estate developerspt_BR
dc.subjectUrban legislationpt_BR
dc.subjectNew urbanismpt_BR
dc.titleProjeto e discurso: uma análise sobre os novos produtos do setor imobiliário.pt_BR
dc.title.alternativeProject and speech: an analysis of new real estate products.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8958421858614395pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8927614181907702pt_BR
dc.description.resumoPara explorar a relação entre determinados aspectos da produção recente do espaço urbano da cidade de Pelotas-RS e o discurso utilizado para a legitimação e comercialização dos produtos do seu mercado imobiliário, esta pesquisa desenvolve, inicialmente, uma contextualização histórica da produção capitalista das cidades, dos seus agentes produtores, da formação da sociedade brasileira e caracterização de sua cultura. Em nível local, a contextualização histórica contempla a origem e o desenvolvimento do núcleo urbano pelotense, bem como a evolução na construção de seu aparato regulatório. Este estudo também apresenta uma análise de dois projetos de parcelamento do solo licenciados pela Prefeitura Municipal de Pelotas, são os loteamentos Quartier e Parque Una, seu entorno, parâmetros de projeto, processo de licenciamento e sua relação com o discurso utilizado por parte de seu aparato publicitário. Através da disciplina da Análise de Discurso, esta pesquisa busca a forma com que o mercado imobiliário legitima esses produtos, descobrindo seu(s) sujeito(s) discursivo(s), as condições de produção desses discursos e o objetivo por trás da linguagem utilizada, das imagens publicitárias e formato de parcelamento do solo escolhido pelo mercado. Nesta busca, a pesquisa discute as principais contradições entre projeto, produtos ofertados e discurso utilizado para sua legitimação, além dos efeitos provocados pelos seus sentidos na população do seu entorno, no seu público-alvo e na relação com o Poder Público Municipal. Percebe-se os novos produtos imobiliários como ideias fora do lugar que desprezam os lugares fora das ideias, caracterizando-se apenas como uma “nova modalidade de parcelamento do solo”, ou seja, condomínio urbanístico com uso misto do solo e formas de segregação e controle de acesso diferentes dos muros.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Carrasco, André de Oliveira Torres


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem