A inserção de práticas artísticas no espaço público da cidade de Pelotas: limites e potencialidades, conflitos e convergências.
Resumo
Motivada pela atual efervescência da arte pública e da arte urbana na cidade de
Pelotas e pelo fato do autor da dissertação ser integrante de um coletivo que de
forma esporádica realiza arte urbana, esta pesquisa investiga as relações entre
determinados projetos artísticos de artes visuais e a produção do espaço urbano
para se posicionar criticamente sobre quanto o espaço público poderá ser afetado
pelas práticas artísticas realizadas a céu aberto. Na primeira etapa, são explorados
os conceitos de arte urbana, arte pública e espaço público, entre outros, para se ter
uma visão mais abrangente do tema da pesquisa. Através de um diagrama, evidencia-
se a articulação entre eles. Na segunda etapa, analisa-se o contexto em que
ocorrem os estudos de caso, a cidade de Pelotas, para se realizar uma aproximação
ao problema da pesquisa. No decorrer da segunda etapa, constata-se que a fragmentação
social do espaço urbano repercute na forma como as práticas artísticas
são inseridas no espaço público. Após levantamento de ações artísticas produzidas
entre os anos de 2003 e 2018, apura-se que as suas inserções no espaço público se
devem a quatro vetores fundamentais: a Prefeitura Municipal, as iniciativas individuais
ou coletivas de artistas, as instituições de ensino superior e a iniciativa privada.
No encerramento da segunda etapa é estabelecido o panorama mais contemporâneo,
ao se percorrer as principais regiões da cidade. Constata-se que na região do
Centro são encontrados os principais monumentos públicos tradicionais, sendo que
no Bairro Porto é para onde convergem as práticas artísticas relacionadas com a
arte urbana, autorizadas ou não autorizadas. Na terceira etapa da pesquisa, produzse
as categorias de análise, com a metodologia conduzindo aos objetivos pretendidos
a partir de quatro estudos de caso, a saber: o Interações Urbanas e outros três
associados às ações socioculturais Otroporto, o Arte no Muro, o Cidade Selvagem e
o Spray’sons. Os resultados obtidos demonstram que as empresas da iniciativa
privada são beneficiadas ao promoverem eventos de arte pública que as auxiliam a
alcançar os seus objetivos comerciais. Da mesma forma, as práticas artísticas
associadas a eventos patrocinados contribuem para o cumprimento das contrapartidas
sociais prometidas pelas mesmas empresas. Por outro lado, as práticas artísticas,
mesmo que temporariamente, proporcionam bem-estar para a população, pois
são capazes de auxiliar na socialização do espaço público e proporcionar novas for -
mas de apropriação desse mesmo espaço, que pode ser configurado para a escala
das pessoas. Além disso, as práticas artísticas realizadas no espaço público são capazes
de denunciar que a cidade cresce de acordo com os interesses da iniciativa
privada em detrimento da população.
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