Show simple item record

dc.creatorGomes, André Luiz Marques
dc.date.accessioned2020-05-22T02:38:14Z
dc.date.available2020-05-21
dc.date.available2020-05-22T02:38:14Z
dc.date.issued2019-09-23
dc.identifier.citationGOMES, André Luiz Marques. R/E/P: Rimador-Educador-Pesquisador: procedimentos artísticos e práticas educacionais. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5501
dc.description.abstractThis research is the result of my experience with the hip-hop culture in different frameworks, as an artist who raps, makes songs and conceptual music videos. The educator, who gives workshops with a specific methodology. Lastly, the researcher, who seeks the knowledge trough hip hop history and reflection about the practices. The work is developed under the perspective of the a/r/tography concept, which allows the recognition of the artistic and educational doing and the research in arts merging in a single body. The initials R/E/P are an allusion to a/r/tography, wich investigates the artist-educator-researcher in the visual arts field. Therefore, it is a personal/textual report presented in four chapters that address a brief historic about hip-hop culture and the examination of the life journey in three different aspects: rap artist, educator as a workshop instructor and academic researcher. Besides that, letters are present in this text, reports of the experience with Prodígio, one of the participants of my project in the schools. The text has as axis the knowledge as an integrator element of hip hop culture, allowing it’s insertion in the teaching field, making possible an approach in wich the culture is a vital tool of the human shaping. Thus, this work requires a reflection about the paths that lead to the development of the Rapper- Educator- Researcher, connected to the a/r/tography concept. Throughout the chapters, the text addresses the potential of hip-hop to art and education and points out the trajectory stages wich correspond to the respective findings inside this culture.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCultura Hip-Hoppt_BR
dc.subjectArte-Educaçãopt_BR
dc.subjectA/r/tografiapt_BR
dc.subjectHip Hop culturept_BR
dc.subjectArt Educationpt_BR
dc.subjectA/r/tographypt_BR
dc.titleR/E/P: Rimador-Educador-Pesquisador: procedimentos artísticos e práticas educacionais.pt_BR
dc.title.alternativeR/E/P: Rimador-Educador-Researcher: artistic procedures and educational practices.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5537144352604548pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3858201697400054pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa é resultante de minha experiência com a cultura hip-hop, em diferentes esferas de atuação, como o artista que rima, constrói músicas, e realiza vídeos de rap com propostas conceituais. O educador, que ministra oficinas de hip-hop através de uma metodologia específica. Por fim, o pesquisador, que busca o conhecimento através da história do hip-hop e reflexão sobre as práticas realizadas. O trabalho se desenvolve sob a perspectiva do conceito de a/r/tografia, que permite o reconhecimento de que o fazer artístico, educacional e a pesquisa em artes, se fundem em um único corpo. A sigla R/E/P é uma alusão a a/r/tografia, que investiga o artista-educador-pesquisador, no âmbito das artes visuais. Portanto, trata-se de um relato pessoal/textual que se apresenta em quatro capítulos, no qual compreende, um breve histórico acerca da cultura hip-hop, ao exame de trajetória de vida em três diferentes instâncias: artista rimador; educador na modalidade de oficineiro e pesquisador acadêmico. Ainda, discorrem cartas sobre o texto em formato de relatos de experiências com Prodígio, um dos participantes ativos do projeto nas escolas. O texto tem como eixo o conhecimento transformador, que é um elemento integrador da cultura hip-hop, possibilitando sua inserção no âmbito do ensino, e permitindo uma abordagem pedagógica para a formação integral do ser humano. Desse modo, este trabalho exige a reflexão sobre os caminhos que levam ao desenvolvimento do Rimador-Educador-Pesquisador, interligado ao conceito de a/r/tografia. No decorrer dos capítulos, o texto aborda as potências que o hip-hop oferece, para fins artísticos e educacionais, e pontua as fases da trajetória que correspondem a tais e tais descobertas dentro desta cultura.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Chaves, Larissa Patron


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record