Mostrar registro simples

dc.creatorMachado, Fabrício Simões
dc.date.accessioned2020-05-22T02:40:53Z
dc.date.available2020-05-21
dc.date.available2020-05-22T02:40:53Z
dc.date.issued2019-09-30
dc.identifier.citationMACHADO, Fabrício Simões. A sociedade do cansaço e a resistência contemplativa através da fotografia "inspandida" na arte contemporânea. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5506
dc.description.abstractThis research (financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brazil (CAPES) – Finance Code 001), linked to the research line Processo de Criação e Poéticas do Cotidiano, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, deals with the need for a more contemplative life experience as opposed to the speed of stimuli and demands in contemporaneity having, such experience, sensitive relationship with the process of perception and creation in photography that I call Inspanded Photography. I searched, through Inspanded Photography, to link contemplative attitude, perception and artistic expression and micropolitics action in order to develop an ecosófico device (Guattari, 1989) that puts itself at the service of the possibility of a better relationship between human beings and themselves, another and the environment in which he lives. During the research process, buddhist zen philosophy and, more specifically, the practice of meditation and microinterventive pedagogical practices, workshops held during the research were of paramount importance for the development of concepts and experiences related to Inspanded Photography. The theoretical and imaginary references that accompanied me in the course of this landscape under construction/deconstruction were, among others: Byung-Chul Han, Henri Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, Alan Watts, Philippe Dubois, Masao Yamamoto, Trungpa Rinpoche, Martin Heidegger, William Eggleston, etc.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFotografia Inspandidapt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectEsgotamentopt_BR
dc.subjectContemplaçãopt_BR
dc.subjectInspanded Photographypt_BR
dc.subjectContemporary artpt_BR
dc.subjectExhaustionpt_BR
dc.subjectContemplationpt_BR
dc.titleA sociedade do cansaço e a resistência contemplativa através da fotografia "inspandida" na arte contemporânea.pt_BR
dc.title.alternativeThe tiredness society and the contemplative resistance through photography "inspired" in contemporary art.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2129437231483872pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8041917371066975pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa (realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – código de financiamento 001), vinculada à linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, versa sobre a necessidade de uma experiência de vida mais contemplativa em contraposição à velocidade dos estímulos e demandas na contemporaneidade tendo, tal experiência, sensível relação com o processo de percepção e criação em fotografia que denomino Fotografia Inspandida. Procurei, através da Fotografia Inspandida, vincular atitude contemplativa, percepção e expressão artística e ação micropolítica com o intuito de desenvolver um dispositivo ecosófico (Guattari, 2009) que pudesse ser colocado a serviço da possibilidade de uma melhor relação do ser humano consigo mesmo, com o outro e com o meio em que vive. Durante o processo de investigação, a filosofia zen budista e, mais especificamente, a prática da meditação e as práticas pedagógicas microinterventivas, oficinas realizadas no decorrer da pesquisa foram de suma importância para o desenvolvimento dos conceitos e das experiências relacionadas à Fotografia Inspandida. As referências teóricas e imagéticas que me acompanharam no transcurso desta paisagem em construção/desconstrução foram, dentre outras: Byung-Chul Han, Henri Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, Alan Watts, Philippe Dubois, Masao Yamamoto, Trungpa Rinpoché, Martin Heidegger, William Eggleston, etc.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Cláudio Tarouco de


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples