Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorFolha, Matheus Saraçol
dc.date.accessioned2020-05-22T02:46:57Z
dc.date.available2020-05-21
dc.date.available2020-05-22T02:46:57Z
dc.date.issued2019-10-22
dc.identifier.citationFOLHA, Matheus Saraçol. A linha do desenho embebida no Lacināris: devaneios e ressonâncias do imaginário. 2019. 169 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5514
dc.description.abstractThis research emerges as a creation of a fictional world made visible by drawing. Thus the chapters presented in the form of individual books seek to encourage any reading order. Such books have the following themes: a presentation about my imagery repertoire, briefly bringing the animations, comics, movies and series that I watch / watched and that in my understanding is present in the work I do. In them I seek to highlight the affectivities around fictional narratives, thus contextualizing the moment in which this predilection was noted; approaches in the form of records and short texts of the works that emerged from the research, delimiting concepts of drawing, imaginary and fiction; The last one discusses the drawing, the act of drawing and the sheet of paper, showing the way of thinking about them within the creative process. Thus I think of drawing as a fictional act because it is in a busy society and without time for reflection, drawing emerges as a daydream method, the sheet of paper as the boundary of creatures that are present on its surface. To deepen the importance of image in the process of creation, I begin with Gaston Bachelard (2001), presenting a lake of the imaginary elaborated with reading influences on Gilbert Durand (2012). Thus arises the Lǎcināris, a lake of my imagination where all the images I have ever seen are. I also present the process of creating the works produced through it. To contextualize the contemporary society in which this research is thought, I use Byung-Chul Han (2017), followed by newspaper articles which I use to reflect the conditions of the population present in a society of tiredness (HAN, 2017). For this, I present the image and the fiction starting from the assumption that such a society can attribute a inferior vision to them, adding to such problematic I bring artists that work with diverse points of view of this society, such as Michael Majerus (1954 - 2002) , Fernando Duval (1937), Moebius (1938 - 2012), Agnes Meyer-Brandis (1973) and Patricia Piccinini (1965).pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectLacinārispt_BR
dc.subjectDrawingpt_BR
dc.subjectFictionpt_BR
dc.subjectImaginarypt_BR
dc.titleA linha do desenho embebida no Lacināris: devaneios e ressonâncias do imaginário.pt_BR
dc.title.alternativeThe drawing line embedded in Lacināris: daydreams and resonances of the imaginary.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3300009879183386pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6259571036663263pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carbone, Helene Gomes Sacco
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7729369777149419pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa surge como criação de um mundo ficcional visibilizado pelo desenho. Assim, os capítulos apresentados em forma de livros individuais buscam incentivar uma ordem de leitura qualquer. Tais livros possuem os seguintes temas: uma apresentação sobre meu repertório imagético, trazendo brevemente as animações, histórias em quadrinhos, filmes e séries que assisto/assisti e que em meu entendimento estão presentes nos trabalhos que faço. Neles busco evidenciar as afetividades em torno de narrativas ficcionais, assim contextualizando o momento em foi notada esta predileção pela mesma; abordagens na forma de registros e pequenos textos os trabalhos surgidos a partir da pesquisa, delimitando conceitos de desenho, imaginário e ficção; o ultimo discorre acerca do desenho, do desenhar e da folha de papel visibilizando o modo de pensa-los dentro do processo criativo. Assim penso o desenho como um ato ficcional por estar em uma sociedade atarefada e sem tempo para reflexões, o desenhar como um método de devaneio, a folha de papel como fronteira das criaturas que se fazem presentes em sua superfície. Para aprofundar a importância da imagem no processo de criação, parto de Gaston Bachelard (2001), apresentando um lago do imaginário elaborado com influências de leitura sobre Gilbert Durand (2012). Assim surge o Lǎcināris, um lago de meu imaginário onde estão todas as imagens que já vi. Apresento também o processo de criação dos trabalhos produzidos através dele. Para contextualizar a sociedade contemporânea em que esta pesquisa é pensada, utilizo Byung-Chul Han (2017), seguido de artigos de jornais os quais uso para refletir às condições da população presentes em uma sociedade do cansaço (HAN, 2017). Para tal, apresento a imagem e a ficção partindo do pressuposto de que tal sociedade pode atribuir uma visão inferior à elas, somando a tal problemática trago artistas que trabalham com diversos pontos de vistas dessa sociedade, tais como, Michael Majerus (1954 – 2002), Fernando Duval (1937), Moebius (1938 – 2012), Agnes Meyer-Brandis (1973) e Patricia Piccinini (1965).pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Senna, Nádia da Cruz


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem