Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorDuarte, Tatiana dos Santos
dc.date.accessioned2020-05-22T02:47:16Z
dc.date.available2020-05-21
dc.date.available2020-05-22T02:47:16Z
dc.date.issued2019-10-22
dc.identifier.citationDUARTE, Tatiana dos Santos. A performance artística a partir das relações com as coisas-memória: ancestralidade, afectos e corpo. 2019. 219 f. Dissertação (Mestrado em Arte Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5515
dc.description.abstractThis dissertation presents a creation process in performance which considers ancestry, affects, and the body as a mode of dismissing the sedimentability of the memory. The research project, developed in the Master Graduate Program in Visual Arts at UFPel, aims at the creation of meetings which were placed in the researcher’s artistic-visualbody production. Hence, the research develops the concept of things-memory, which starts from gestures, affects and ancestry. The project is framed around the works Mandiocal, O que é Daqui? Processos e Trajetos, Percursos Rurais e Urbanos, Voz e Matéria, Avó, Perfor(mar), Escalda Pés, and Tramóia. From them, the thesis develops the concepts of unearthing, disassembling, and unraveling as poetic vectors which aim to discuss the deletion and silencing of the voices of generations of women. The questions of how memories engender processes and are made in poetic creation, and of what memories surface when creating a performance, were highlights of the research. The work draws from operational concepts and weaves approximations with artworks and thoughts of Marina Abramovic, Lygia Clark, Kazuo Ohno, Sophie Calle, Jose Gil, Suely Rolnik, Virginia Kastrup, Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault and Henri Bergson. Adopting cartography as a method, procedurality is the way of thinking and researching the visual arts and poetics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectPoéticas visuaispt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.subjectContemporary artpt_BR
dc.subjectVisual poeticspt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectAncestrypt_BR
dc.titleA performance artística a partir das relações com as coisas-memória: ancestralidade, afectos e corpo.pt_BR
dc.title.alternativeThe artistic performance based on relations with thingsmemory: ancestry, affect and body.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9909046293633827pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4375817269121969pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta o processo de criação em performance, tendo a ancestralidade, os afectos e o corpo como modo de destituir a sedimentabilidade da memória. Desenvolvida no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel, tem seu mote na criação de encontros colocados na produção artística-visual-corporal da pesquisadora. Assim, desenvolve o conceito de coisas-memória, partindo dos gestos, afectos e ancestralidades. Recortando alguns trabalhos, Mandiocal, O que é Daqui? Processos e Trajetos, Percursos Rurais e Urbanos, Voz e Matéria, Avó, Perfor(mar), Escalda Pés e Tramóia, desenterra, desamontoa e desemaranha (vetores poéticos) os apagamentos e silenciamentos das vozes de gerações de mulheres. Evidenciando as seguintes questões: como as memórias engendram processos e se fazem na criação poética? Que memórias surgem à superfície durante a criação em performance?, coloca os conceitos operacionais e aproximações com os trabalhos artísticos e pensamentos de Marina Abramovic, Lygia Clark, Kazuo Ohno, Sophie Calle, Els Lagrou, José Gil, Suely Rolnik, Virgínia Kastrup, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault e Henri Bergson. Adotando como método a cartografia, a processualidade é a maneira de pensar e pesquisar em artes e poéticas visuais.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Eduarda Azevedo


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem