Mostrar el registro sencillo del ítem
O Feitiço da Preta Velha tem (Re) existência de Preta Nova: uma etnografia arqueológica da materialização do Sagrado Afro-diaspórico na Vida Cotidiana das Periferias de Bagé e Pelotas, RS.
dc.creator | Rosa, Estefânia Jaékel da | |
dc.date.accessioned | 2020-05-25T02:55:24Z | |
dc.date.available | 2020-05-22 | |
dc.date.available | 2020-05-25T02:55:24Z | |
dc.date.issued | 2019-10-22 | |
dc.identifier.citation | ROSA, Estefânia Jaékel da. O feitiço da Preta Velha tem (Re)existência de Preta Nova: uma etnografia arqueológica da materialização do sagrado Afro-diaspórico na vida cotidiana das periferias de Bagé e Pelotas, RS. 2019. 213 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5532 | |
dc.description.abstract | The Old Black Witch Spell consists in the materialization of Afro-religious practices that perpetuate cultural elements of the African Diaspora, which is made possible by the resistance of Young Black Women, the black women who takes care of the sacred in her home, making ancestral knowledge and beliefs resist the multiple forms of oppression imposed by colonialism in the daily life of the outskirts. To understand the materialization of the spiritual world, I attended afro religion houses in Bagé and Pelotas observing and learning about Afro-religious practices in the sacred spaces of Umbanda Cruzada. In this sense, this work sought an approach based on feminist and decolonial studies to present an archaeological ethnography of the things that materialize Orixás and spiritual entities in contemporary sacred spaces, which, through the situated knowledge of Afro-religious people, lead us to understand the energies, existential powers and ancestry that permeate the slave spaces we study in the archeology of the African diaspora. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Etnografia arqueológica | pt_BR |
dc.subject | Arqueologia descolonial | pt_BR |
dc.subject | Diáspora africana | pt_BR |
dc.subject | Umbanda cruzada | pt_BR |
dc.subject | Pretas feiticeiras | pt_BR |
dc.subject | Archaeological ethnography | pt_BR |
dc.subject | Desolonial archeology | pt_BR |
dc.subject | African diaspora | pt_BR |
dc.subject | Black Witches | pt_BR |
dc.title | O Feitiço da Preta Velha tem (Re) existência de Preta Nova: uma etnografia arqueológica da materialização do Sagrado Afro-diaspórico na Vida Cotidiana das Periferias de Bagé e Pelotas, RS. | pt_BR |
dc.title.alternative | The Old Black Wich Spell has (Re)existence of New Black Women: an archaeological ethnography of the materialization of the sacred Aphrodiasporic in the daily life of the outskirts of Bagé and Pelotas, RS. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9658796805284816 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9808273617730203 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Ferreira, Lúcio Menezes | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2963479281903760 | pt_BR |
dc.description.resumo | O feitiço da Preta Velha consiste na materialização de práticas afro-religiosas que perpetuam elementos culturais da diáspora africana, a qual se faz possível pela resistência da Preta Nova, a mulher negra que cuida do sagrado em seu lar fazendo com que saberes e crenças ancestrais resistam às múltiplas formas de opressão impostas pelo colonialismo na vida cotidiana das periferias. Para entender a materialização do mundo espiritual frequentei terreiras em Bagé e Pelotas, observando e aprendendo sobre as práticas afro-religiosas nos espaços sagrados da Umbanda Cruzada. Nesse sentido, esse trabalho buscou uma abordagem embasada em estudos feministas e descoloniais para apresentar uma etnografia arqueológica das coisas que materializam Orixás e entidades espirituais nos espaços sagrados contemporâneos, os quais, por intermédio dos conhecimentos situados das pessoas afro-religiosas, nos levam a compreender as energias, potências existenciais e a ancestralidade que permeiam os espaços escravistas que estudamos na arqueologia da diáspora africana. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Loredana Marise Ricardo |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGAnt: Dissertações e Teses [164]
Abrange as Dissertações e Teses da área de Pós-Graduação em Antropologia