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dc.creatorMoreira, Carlos André Gayer
dc.date.accessioned2020-05-27T22:44:25Z
dc.date.available2020-05-25
dc.date.available2020-05-27T22:44:25Z
dc.date.issued2016-03-14
dc.identifier.citationMOREIRA, Carlos André Gayer. Espaço escolar, geografia e homofobia: um diálogo entre educação, gênero e diversidade sexual. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5545
dc.description.abstractAiming to "analyze, from the perspective of geography, the homophobia phenomenon and possible entanglements with gender bias that are manifested within the scholar space and university", this study raises the issue of homophobia (and sexism) present in society and, above all, the institutional spaces of education (school and university). Through a mixed method (both qualitative and quantitative methods), inspired by some ethnographic and feminist principles, the methodology of this research compiled various procedures for data collection, with questionnaire for students, discursive formularies for primary school teachers and Geography students, and also recorded interviews with members of direction from four schools in the city of Pelotas. With this, it became possible to investigate some factors that influence the variability of homophobia and sexism phenomena, as is the family event (through the "transfer" of traditional generational knowledge), the religion (and the influence of theological knowledge) and as the not (re) scientific knowledge regarding studies on Gender and Sexuality. Along with this, are add to other factors observed in this study, such as: poor training / teaching practice, the imagination of teachers (trained or in training), and the history of geographical thought and its contribution on the researched subjects. This study, finally, expects to serve as an instrument of reflection and enhancement of scientific and social relevance of these issues in favor of a society and school / university more just, egalitarian and prepared to education in diversity.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleEspaço escolar, geografia e homofobia: um diálogo entre educação, gênero e diversidade sexual.pt_BR
dc.title.alternativeSchool environment, geography and homophobia: a dialogue between education, gender and sexual diversity.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7601010000686397pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2974384756028670pt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de “analisar, sob a ótica da Geografia, o fenômeno da homofobia e possíveis entrelaçamentos com preconceitos de gênero manifestados dentro do espaço escolar e universitário”, este estudo traz à tona a questão da homofobia (e do machismo) presente na sociedade e, sobretudo, nos espaços institucionais de ensino (escola e universidade). Por meio de um método misto (simultaneamente qualitativo e quantitativo), inspirado em alguns preceitos etnográficos e feministas, a metodologia desta pesquisa compilou diversos procedimentos para a coleta de dados, com questionário aplicado para alunos, formulários discursivos para professores do ensino básico e para universitários de Geografia, e ainda entrevistas gravadas com membros de direção de quatro escolas da cidade de Pelotas. Com isto, se tornou possível investigar alguns fatores que influenciam na variabilidade dos fenômenos de homofobia e machismo, como é o caso da família (através da “transferência” de saberes geracionais tradicionais), da religião (e a influência do conhecimento teológico), bem como, o não (re) conhecimento científico em relação aos estudos sobre Gênero e Sexualidade. Juntamente a isto, somam-se outros fatores observados nesta pesquisa, como: a deficiente formação/atuação docente, o imaginário dos professores (formados ou em formação), e a história do pensamento geográfico e sua contribuição diante das temáticas pesquisadas. Com este estudo, por fim, esta dissertação espera servir como mais um instrumento de reflexão e enaltecimento da relevância científica e social destas temáticas, em prol de uma sociedade e escola/universidade mais justa, igualitária e preparada para um ensino na diversidade.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Liz Cristiane


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