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dc.contributor.authorCóssio, Anelise do Pinho
dc.contributor.authorPereira, Ana Paula da Silva
dc.contributor.authorRodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio
dc.date.accessioned2020-05-29T03:24:45Z
dc.date.available2020-05-29T03:24:45Z
dc.date.issued2017-10
dc.identifier.citationCOSSIO, A. P. ; PEREIRA, A. P. S. ; RODRIGUEZ, R.C.M.C. . Benefícios da intervenção precoce para a família de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 31, p. 09-20, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5594
dc.description.abstractRESUMO: a Intervenção Precoce (IP) na Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é eficaz quando os profissionais realizam o apoio com base nas práticas centradas na família. Assim, o profissional tem como responsabilidade facilitar e disponibilizar recursos que promovam a participação e o reconhecimento das competências das famílias, para que estas possam alcançar benefícios efetivos resultantes da IP. O presente artigo teve como finalidade analisar e compreender os benefícios do apoio da IP para seis mães de crianças com PEA, de 3 a 6 anos, assim como o tipo de participação que estas mães consideram ter no processo de apoio da IP. Neste sentido, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: 1) analisar e compreender o nível de participação das mães nos diferentes momentos do processo de apoio (planificação e intervenção) e 2) analisar e compreender os benefícios do apoio da IP. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, o instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada e a técnica de análise de dados foi a análise de conteúdo. Os resultados globais deste estudo permitem-nos concluir que: todas as participantes consideraram obter benefícios da IP nas diversas áreas de desenvolvimento dos seus filhos. Grande parte das entrevistadas sente-se satisfeitas com os apoios, são informadas sobre seus direitos e possuem uma relação positiva com as profissionais. As famílias que participaram na elaboração do Plano Individual de Intervenção Precoce identificaram não só os seus objetivos e preocupações, como também participaram na implementação do Plano nos seus contextos naturais.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Educação Especialpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEstimulação precocept_BR
dc.subjectEspecial educationpt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_BR
dc.subjectEarly interventionpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)
dc.titleBenefícios e nível de participação na intervenção precoce: perspectivas de mães de crianças com perturbação do espetro do autismopt_BR
dc.title.alternativeBenefits and Level Of Participation in Early Intervention: Perspectives of Mothers of Children with Autism Spectrum Disorderpt_BR
dc.typearticlept_BR


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