dc.contributor.author | Cóssio, Anelise do Pinho | |
dc.contributor.author | Pereira, Ana Paula da Silva | |
dc.contributor.author | Rodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio | |
dc.date.accessioned | 2020-05-29T03:24:45Z | |
dc.date.available | 2020-05-29T03:24:45Z | |
dc.date.issued | 2017-10 | |
dc.identifier.citation | COSSIO, A. P. ; PEREIRA, A. P. S. ; RODRIGUEZ, R.C.M.C. . Benefícios da intervenção precoce para a família de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 31, p. 09-20, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5594 | |
dc.description.abstract | RESUMO: a Intervenção Precoce (IP) na Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é eficaz quando os profissionais realizam o apoio com base nas práticas centradas na família. Assim, o profissional tem como responsabilidade facilitar e disponibilizar recursos que promovam a participação e o reconhecimento das competências das famílias, para que estas possam alcançar benefícios
efetivos resultantes da IP. O presente artigo teve como finalidade analisar e compreender os benefícios do apoio da IP para seis mães de crianças com PEA, de 3 a 6 anos, assim como o tipo de participação que estas mães consideram ter no processo de apoio da IP. Neste sentido, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: 1) analisar e compreender o nível de participação
das mães nos diferentes momentos do processo de apoio (planificação e intervenção) e 2) analisar e compreender os benefícios do apoio da IP. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, o instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada e a técnica de análise de dados foi a análise de conteúdo. Os resultados globais deste estudo permitem-nos concluir que: todas as participantes consideraram obter benefícios da IP nas diversas áreas de desenvolvimento dos seus filhos. Grande parte das entrevistadas sente-se satisfeitas com os apoios, são informadas sobre seus direitos e possuem uma relação positiva com as profissionais. As famílias que participaram na elaboração do Plano Individual de Intervenção Precoce identificaram não só os seus objetivos e preocupações, como também participaram na implementação do Plano nos seus contextos naturais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Revista Brasileira de Educação Especial | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Estimulação precoce | pt_BR |
dc.subject | Especial education | pt_BR |
dc.subject | Autism spectrum disorder | pt_BR |
dc.subject | Early intervention | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | |
dc.title | Benefícios e nível de participação na intervenção precoce: perspectivas de mães de crianças com perturbação do espetro do autismo | pt_BR |
dc.title.alternative | Benefits and Level Of Participation in Early Intervention: Perspectives of Mothers of Children with Autism Spectrum Disorder | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |