| dc.creator | Leite, Bruna dos Santos | |
| dc.date.accessioned | 2020-06-10T04:22:35Z | |
| dc.date.available | 2020-06-09 | |
| dc.date.available | 2020-06-10T04:22:35Z | |
| dc.date.issued | 2020-03-04 | |
| dc.identifier.citation | LEITE, Bruna dos Santos. Michel Foucault: a produção de “verdades” sobre o corpo na modernidade. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5779 | |
| dc.description.abstract | This research is based on the political thought of the french philosopher Michel Foucault (1926-1984), regarding to the relationship between power-body-discourse-truth. The body is brand by power relations, which circumscribe and mark it, presenting the ways in which individuals relate to rules and norms: the body exists in its historical temporality. In this perspective, the objective is to analyze how, from Modernity (17th-19th century), the relationship between power and discourse caused the production of certain “truths” that aimed the control of the body and population's behavior. According to the author, in Europe, in this period, there were changes in power relationships, which led to the emergence of “biopower” (power that is exercised over life). In this perspective, the discourse is at the foundation of biopower, constituting the limitations on the actions of individuals, through normalization processes. These processes are realized by biopower dispositifs, which are exercised through disciplines and biopolitics. This power was centered on the control of the body and behavior, aiming that individuals subjected themselves to power, without resisting it. However, this research exposes that Foucault includes freedom as a condition for the existence of power relations, characterizing the dynamism of these relationships. Thus, freedom as an ethical-political practice shows to be important in the constitution of individuals as subjects subjected to power dispositifs, providing to individuals the practices of freedom. For this reason, the power dispositifs are not able to be fully effective in interpersonal relationships: freedom allows individuals not to be completely submissive and may constitute their own ways of relating to themselves, their bodies and other subjects. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Filosofia | pt_BR |
| dc.subject | Foucault | pt_BR |
| dc.subject | Corpo | pt_BR |
| dc.subject | Poder | pt_BR |
| dc.subject | Discurso | pt_BR |
| dc.subject | Verdade | pt_BR |
| dc.subject | Philosophy | pt_BR |
| dc.subject | Body | pt_BR |
| dc.subject | Power | pt_BR |
| dc.subject | Discourse | pt_BR |
| dc.subject | Truth | pt_BR |
| dc.title | Michel Foucault: a produção de “verdades” sobre o corpo na modernidade. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Michel Foucault: the production of “truths” about the body in modernity. | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorID | | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7088346754423137 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2113698088338985 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como base o pensamento político do filósofo francês Michel Foucault (1926-1984), no que tange à relação entre poder-corpo-discurso-verdade. O corpo é marcado pelas relações de poder, que o circunscrevem e o marcam, apresentando as formas como os indivíduos se relacionam com as regras e as normas: o corpo existe em sua temporalidade histórica. Nesta perspectiva, objetiva-se analisar de que maneira, a partir da Modernidade (séc. XVII-XIX), a relação entre poder e discurso ocasionou a produção de determinadas “verdades” que visavam ao controle do corpo e do comportamento da população. Conforme o autor, na Europa, neste período, ocorreram modificações nas relações de poder, que ocasionaram o surgimento do “biopoder” (poder que se exerce sobre a vida). Nesta perspectiva, considera-se que o discurso está no fundamento do biopoder, constituindo as limitações sobre as ações dos indivíduos, por meio de processos de normalização. Esses procedimentos são realizados pelos dispositivos de biopoder, os quais são exercidos por meio das disciplinas e das biopolíticas. Este poder centrou-se no controle do corpo e do comportamento, objetivando que os indivíduos se sujeitem ao poder, sem que resistam. Entretanto, a pesquisa expõe que Foucault inclui a liberdade como condição para a existência de relações de poder, caracterizando o dinamismo dessas relações. Desse modo, a liberdade enquanto prática ético-política mostra-se importante na constituição dos indivíduos enquanto sujeitos submetidos aos dispositivos de poder, propiciando aos indivíduos as práticas de liberdade. Por este motivo, os dispositivos de poder não conseguem se efetivar plenamente nas relações interpessoais: a liberdade permite que os indivíduos não se sujeitem completamente, podendo constituir maneiras próprias de relacionar-se consigo mesmo, com seu corpo e com os outros sujeitos. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Política | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Schio, Sônia Maria | |