Mostrar el registro sencillo del ítem
Transposição didática de sociologia: uma experiência com os alunos de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas.
| dc.creator | Spolle, Marcus Vinicius | pt_BR |
| dc.creator | Zorzi, Analisa | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2020-07-16T03:07:40Z | |
| dc.date.available | 2020-07-16T03:07:40Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.identifier.citation | SPOLLE, Marcus Vinicius; ZORZI, Analisa. Transposição didática de sociologia: uma experiência com os alunos de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas. In: Monteiro, Solange Aparecida de Souza (Org.) As Ciências Humanas e a Produção Criativa Humana, Ponta Grossa, Atena, 2019. p.170-180. | pt_BR |
| dc.identifier.isbn | 978-85-7247-208-1 | |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6239 | |
| dc.description.abstract | O objetivo do presente artigo é apresentar a metodologia e os resultados do projeto de ensino ligado ao Curso de Ciências Sociais da UFPel denominado Transposição Didática. Para tanto, situamos o debate sobre os conteúdos próprios da Sociologia no Ensino Médio. Abordamos, ainda, de um lado, o conceito de Transposição Didática a partir, principalmente do referencial de Yves Chevallard, Marie-Alberte Joshua e, de outro lado o desdobramento em termos de aprendizagem e cooperação que esse processo empreende. Em seguida o texto destaca o formato metodológico que o projeto vem constituindo na efetivação das propostas de transposição realizadas pelos licenciandos do curso na disciplina de Estágio I em Ciências Sociais. Na sequência do artigo, apresentamos os resultados obtidos com o projeto e o relato da construção de duas transposições didáticas realizadas no segundo semestre de 2018. Por fim destacamos, nas considerações finais, a pertinência e a importância do desenvolvimento do projeto de transposição didática para a formação dos licenciandos e para a construção de materiais didáticos-pedagógicos para o público do Ensino Médio. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Atena | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Sociologia | pt_BR |
| dc.subject | Transposição didática | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
| dc.subject | Cooperação | pt_BR |
| dc.subject | Ciências Sociais | pt_BR |
| dc.title | Transposição didática de sociologia: uma experiência com os alunos de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas. | pt_BR |
| dc.type | bookPart | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Sociologia e Política: Capítulos de livros [2]
Abrange os arquivos de capítulos de livros da área do Departamento de Sociologia e Política.

