Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSpolle, Marcus Viniciuspt_BR
dc.creatorZorzi, Analisapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-16T03:07:40Z
dc.date.available2020-07-16T03:07:40Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationSPOLLE, Marcus Vinicius; ZORZI, Analisa. Transposição didática de sociologia: uma experiência com os alunos de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas. In: Monteiro, Solange Aparecida de Souza (Org.) As Ciências Humanas e a Produção Criativa Humana, Ponta Grossa, Atena, 2019. p.170-180.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7247-208-1
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6239
dc.description.abstractO objetivo do presente artigo é apresentar a metodologia e os resultados do projeto de ensino ligado ao Curso de Ciências Sociais da UFPel denominado Transposição Didática. Para tanto, situamos o debate sobre os conteúdos próprios da Sociologia no Ensino Médio. Abordamos, ainda, de um lado, o conceito de Transposição Didática a partir, principalmente do referencial de Yves Chevallard, Marie-Alberte Joshua e, de outro lado o desdobramento em termos de aprendizagem e cooperação que esse processo empreende. Em seguida o texto destaca o formato metodológico que o projeto vem constituindo na efetivação das propostas de transposição realizadas pelos licenciandos do curso na disciplina de Estágio I em Ciências Sociais. Na sequência do artigo, apresentamos os resultados obtidos com o projeto e o relato da construção de duas transposições didáticas realizadas no segundo semestre de 2018. Por fim destacamos, nas considerações finais, a pertinência e a importância do desenvolvimento do projeto de transposição didática para a formação dos licenciandos e para a construção de materiais didáticos-pedagógicos para o público do Ensino Médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAtenapt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectTransposição didáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectCiências Sociaispt_BR
dc.titleTransposição didática de sociologia: uma experiência com os alunos de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas.pt_BR
dc.typebookPartpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem