dc.creator | Wille, Danielle Neugebauer | |
dc.creator | Menasche, Renata | |
dc.date.accessioned | 2020-07-31T23:38:54Z | |
dc.date.available | 2020-07-31T23:38:54Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | WILLE, Danielle Neugebauer ; MENASCHE, Renata. Amor de mãe em embalagem tetra pack?. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 10. 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2013. Disponível em: http://www.ufrgs.br/pgdr/publicacoes/producaotextual/renata-menasche/wille-danielle-neugebauer-menasche-renata-amor-de-mae-em-embalagem-tetra-pack-in-fazendo-genero-10-florianopolis-ufsc-2013. Acesso em:28/07/2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-510X | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6344 | |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa discursos presentes em embalagens de produtos alimentícios préprontos, que podem ser caracterizadas por apelos ao artesanal e ao caseiro. Buscamos refletir sobre
as percepções de qualidade desses produtos, observando em que medida a representação do
artesanal e caseiro corresponde a novas expectativas de consumo. Buscamos inspiração em estudos
que tomam as compras de abastecimento doméstico como manifestações de devoção e amor. A
análise serve-se também de dados obtidos em entrevistas e observação participante de compras
domésticas realizadas por mulheres em supermercados da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul.
Constata-se que, embora inseridas no mercado de trabalho, as interlocutoras sentem-se responsáveis
pelas tarefas domésticas, especialmente a preparação das refeições. Afinal, segundo elas, os filhos e
companheiros “não sabem cozinhar”. O argumento que buscamos evidenciar ao longo do trabalho é
que, ao se associar a mensagens que remetem ao ambiente caseiro, os produtos pretendem
apresentar-se como aptos a atender os anseios dessas mulheres em conciliar a ambiguidade entre
emprego e lar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFSC | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Alimentação | pt_BR |
dc.subject | Consumo | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.title | Amor de mãe em embalagem tetra pack? | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |