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dc.creatorWille, Danielle Neugebauer
dc.creatorMenasche, Renata
dc.date.accessioned2020-07-31T23:39:11Z
dc.date.available2020-07-31T23:39:11Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationWILLE, Danielle Neugebauer ; MENASCHE, Renata. Embalagens de alimentos: boas para pensar. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DO CONSUMO, 6., 2012, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. Disponível em: http://www.ufrgs.br/pgdr/publicacoes/producaotextual/renata-menasche/wille-danielle-neugebauer-menasche-renata-embalagens-de-alimentos-boas-para-pensar-in-vi-encontro-nacional-de-estudos-do-consumo-enec-rio-de-janeiro-2012. Acesso em: 28/07/2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6346
dc.description.abstractÉ intrigante verificar que muitos alimentos provenientes da indústria, altamente processados, são muito bem apresentados em suas embalagens, através de primorosas técnicas de ilustração e manipulação fotográfica, buscando representar um status natural e saudável, seja por meio de tomates suculentos ou vacas bucólicas. O ato de consumir alimentos é motivado, em grande medida, pelo olhar que estima e atribui significados à comida. Nesse sentido, a apresentação do produto por meio da embalagem é relevante, pois pode mostrar-se como significativa na determinação da escolha e consumo dos alimentos. Não se pretende aqui julgar as legitimidades desses produtos ou, ainda, caracterizar os discursos presentes nas embalagens como manipuladores. Consideramos que o design é, ao mesmo tempo, produto da cultura à qual pertence e produtor de significados, influenciando a vida das pessoas e participando da composição de seu universo simbólico e material. Podemos entender com isso que, mais do que representar os atributos funcionais de um produto, as embalagens representam valores e significados construídos socialmente. Ainda que julguemos, muitas vezes, os discursos como manipulatórios, não podemos esquecer que eles são produções humanas, estando, portanto, necessariamente construídos no interior de uma cultura. É assim que o presente trabalho busca apreender, a partir da análise de quatro embalagens comercializadas em supermercados, tendências alimentares e estratégias utilizadas por indústrias. Trata-se de um esforço reflexivo ancorado no diálogo entre estudos do consumo, alimentação e design. Foram observadas duas categorias de apelo: o natural em oposição ao industrial; o artesanal e caseiro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFRJpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.subjectAntropologia da alimentaçãopt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.titleEmbalagens de alimentos: boas para pensar.pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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