dc.description.abstract | O presente manual foi elaborado por acadêmicos de graduação (Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Odontologia) para a realização das atividades do projeto de extensão “Aprender/Ensinar Saúde Brincando”. As atividades apresentadas foram elaboradas e realizadas pelos acadêmicos nos três cenários de abrangência do referido projeto: escola estadual de ensino fundamental, que atende crianças provenientes de contextos diversos, especialmente com vulnerabilidade socioeconômica; unidade de internação pediátrica de um hospital escola do sul do Brasil, que atende crianças de diversas faixas etárias (de 0 a 12 anos), provenientes de contextos socioeconômicos diversos; e um ambulatório de hematologia, vinculado à Universidade Federal de Pelotas, que atende crianças de diversas idades e contextos socioeconômicos, que possuem anemia falciforme.
O Manual de Jogos e Brinquedos para Educação em saúde foi projetado para ser feito a baixo custo e ser aplicado nos contextos escolares e serviços de saúde, apresentando atividades lúdicas que constituem o universo infantil, utilizando para tanto materiais apropriados, tais como: papel, canetas hidrocor, lápis, giz de cera, massa de modelar, entre outros. (Adaptado do capítulo Introdução) | pt_BR |