dc.creator | Stein, Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2020-09-03T23:38:49Z | |
dc.date.available | 2020-09-01 | |
dc.date.available | 2020-09-03T23:38:49Z | |
dc.date.issued | 2018-09-10 | |
dc.identifier.citation | STEIN, Fernanda. Por uma Cidade Brincante: coletivos culturais e ações com jogos na cidade de São Paulo. 2018. 134f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6485 | |
dc.description.abstract | This is a study which has as its theme the game in the context of the city. The game is
understood as a universal and cultural manifestation, insofar as it is present and
repeated in any human existence and at the same time it carries with itself particular
traits imprinted by each culture. The city is understood as a collective work, the material
base where the urban life happens. At present there is a movement in large urban
centers of consolidation of cultural collectives that fight for the appropriation and
resignification of urban public spaces. In this context, this research aims to investigate
the constitution, organization and performance of cultural collectives organized around
actions with games in the context of the São Paulo city. For this, it uses field and
documentary research, using semi-structured interviews. Four cultural collectives
were part of the research, which focus on actions with games in public spaces of the
city: “Aqui que a gente brinca”; “Brincantes Urbanos”; “Caravana Lúdica de Jogos
Tradicionais do Mundo”; “Central dos Jogos”. The four collectives under analysis were
formed in the last five years and they perform occupations with games in public spaces
such as squares, streets and parks, in the search for appropriation of these spaces in
an affective and playful way. At the heart of their actions is the defense of the
connection between the city and the playful dimension of human beings, of a more
playing city. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Jogos e brinquedos | pt_BR |
dc.subject | Área urbana | pt_BR |
dc.subject | Coletivo cultural | pt_BR |
dc.subject | Direito à cidade | pt_BR |
dc.subject | Brincante | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Play and playthings | pt_BR |
dc.subject | Urban area | pt_BR |
dc.subject | Cultural collective | pt_BR |
dc.subject | Right to the city | pt_BR |
dc.subject | Playing | pt_BR |
dc.title | Por uma Cidade Brincante: coletivos culturais e ações com jogos na cidade de São Paulo. | pt_BR |
dc.title.alternative | For a Playing City: cultural collectives and actions with games in São Paulo city. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4580551761804943 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6076371969892407 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este é um estudo que tem como tema o jogo no contexto da cidade. O jogo é
compreendido como manifestação universal e cultural, na medida em que está
presente e se repete em qualquer existência humana e ao mesmo tempo carrega
consigo traços particulares impressos por cada cultura. A cidade é entendida como
obra coletiva, a base material onde a vida urbana acontece. Atualmente há um
movimento em grandes centros urbanos de consolidação de coletivos culturais que
lutam pela reapropriação e ressignificação dos espaços públicos urbanos. Nesse
contexto, esta pesquisa tem como objetivo investigar a constituição, organização e
atuação de coletivos culturais organizados em torno de ações com jogos no contexto
da cidade de São Paulo. Para tanto, lança mão de pesquisa de campo e documental,
com utilização de entrevistas semiestruturadas. Fizeram parte da pesquisa quatro
coletivos culturais que têm como foco ações com jogos em espaços públicos da
cidade: “Aqui que a gente brinca”; “Brincantes Urbanos”; “Caravana Lúdica de Jogos
Tradicionais do Mundo”; “Central dos Jogos”. Os quatro coletivos em análise
formaram-se nos últimos cinco anos e realizam ocupações com jogos em espaços
públicos, como praças, ruas e parques, na busca da apropriação desses espaços de
maneira afetiva e lúdica. No cerne de suas ações, está a defesa da conexão entre a
cidade e a dimensão lúdica nos seres humanos, de uma cidade mais brincante. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marin, Elizara Carolina | |