dc.creator | Kopp, Daniele | |
dc.date.accessioned | 2020-09-04T00:15:01Z | |
dc.date.available | 2020-09-02 | |
dc.date.available | 2020-09-04T00:15:01Z | |
dc.date.issued | 2014-06-10 | |
dc.identifier.citation | KOPP, Daniele. Efetividade em médio prazo de uma intervenção em atividade física e saúde nas escolas da rede pública de Pelotas. 2014. 153f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6498 | |
dc.description.abstract | In 2012, the project “Physical Education +: Practicing Health at School” started to be applied. From this project, two master's works would appear, showing effectiveness by level (primary and secondary). Realizing its viability, it was decided to apply it for another year so that new analyzes of effectiveness could be developed as well as to analyze differentiated evidences related to the teachers' adhesion to the project. Thus in the year 2013; effectiveness was analyzed by comparing different stages of implementing an educational intervention to promote physical activity and health knowledge, by comparing groups (Group A: schools that received the intervention in 2012; Group B schools that were control in 2012; Group C a group of new schools that will only enter the research in 2013) where all groups will be exposed to the intervention in the year 2013. It was decided to allocate a greater focus to teachers, since the intervention was idealized to be applied by them and to be an instrument to add the actions already carried out by them within their realities. Thus, the information obtained from them through a self-completed questionnaire is highlighted. It is believed that the longer the students are exposed to the proposal and the greater the application by the teacher will result in better results in relation to the other groups. Upon obtaining the data, a statistically significant improvement was noted in the mean in the knowledge score, in all groups when compared before and after application. As well as indicating the importance of valuing the teacher as a means for qualifying and valuing the discipline. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Physical activity | pt_BR |
dc.subject | Health | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.title | Efetividade em médio prazo de uma intervenção em atividade física e saúde nas escolas da rede pública de Pelotas. | pt_BR |
dc.title.alternative | Medium-term effectiveness of an intervention in physical activity and health in public schools in Pelotas. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3985543526431635 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1365027675870449 | pt_BR |
dc.description.resumo | No ano de 2012 iniciou-se aplicação do projeto “Educação Física +: Praticando Saúde na Escola”, deste projeto surgiriam dois trabalhos de mestrado apresentando a efetividade por nível (fundamental e médio). Percebendo a viabilidade do mesmo decidiu-se pela aplicação do mesmo por mais um ano para que novas analises da efetividade pudessem ser desenvolvidas assim como analisar evidencias diferenciadas relacionadas com a adesão dos professores ao projeto. Assim no ano de 2013; analisou-se a efetividade a partir da comparação de diferentes estágios de implementação de uma intervenção educacional para promoção de atividade física e conhecimentos sobre saúde, a partir da comparação de grupos (Grupo A: escolas que receberam a intervenção em 2012; Grupo B escolas que eram controle em 2012; Grupo C um grupo de novas escolas que ingressarão na pesquisa apenas em 2013) onde todos os grupos serão expostos à intervenção no ano de 2013. Optou-se por destinar um foco maior para os professores, já que a intervenção foi idealizada para ser aplicada por estes e ser um instrumento para somar as ações já realizadas por estes dentro de suas realidades. Assim as informações obtidas destes por meio de um questionário autopreenchido estão em destaque.
Acredita-se que quanto mais tempo os alunos forem expostos a proposta e maior for à aplicação por parte do docente resultara em melhores resultados em relação aos demais grupos. Com a obtenção dos dados apontou-se melhora estatisticamente significativa na média no escore de conhecimento, em todos os grupos quando comparado pré-e pós-aplicação. Assim como apontou-se o indicativo da importância da valorização do professor como meio para qualificação e valorização da disciplina. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo Júnior, Mário Renato de | pt_BR |