Mostrar registro simples

dc.creatorNascimento, Flávia Marchi
dc.date.accessioned2020-09-04T00:33:39Z
dc.date.available2020-09-02
dc.date.available2020-09-04T00:33:39Z
dc.date.issued2011-09-11
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Flávia Marchi. Trajetórias e Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: Os Docentes de Dança dos Cursos de Licenciatura em Educação Física. 2011. 87f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6500
dc.description.abstractThe training and educational performance of teachers has prompted studies in the field of Physical Education. The aim of this study understanding was the trajectory of teachers that work with Dancing in Physical Education graduation courses in Public Universities of Rio Grande do Sul (UFPEL, UFSM, UFRGS and FURG), relating these trajectories with their pedagogical practices. Multiple case qualitative study, in which the four Dancing teachers from the referred institutions were interviewed. A semi-structured interview was used for data collection. After collecting data and transcribing the interviews, the content analysis was performed. As main results we could see that the childhood and adolescence period was crucial for professional choice; professional and personal interests had close relationship with defining the trajectories; there was no linearity in the choices of continuous training and teaching; there was a fragility of Dancing as a scientific field in Doctoral and Master’s courses in Brazil. Some focal points were found among the teachers in the study related to the challenges of the career, being the challenges: classroom control and professional recognition by the pairs. When considering pedagogical practices, the contents that Physical Education should prioritize in the disciplines related to Dancing were not clear. About teaching methods, we noticed some difficulties in their descriptions. The methods described were grounded in the teaching views of their formation. To evaluate, it was seen the use of choreographies as a tool to check learning, followed by written test. It was clear that the interviewees questioned, thought and changed their pedagogical practices along their professional career.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectTrajetória dos professorespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectDancingpt_BR
dc.subjectTeachers’ trajectoriespt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.titleTrajetórias e Práticas pedagógicas no Ensino Superior: Os Docentes de Dança dos Cursos de Licenciatura em Educação Física.pt_BR
dc.title.alternativeTrajectories and Pedagogical Practices in Higher Education: Dancing Teachers of Physical Education Graduate Courses.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0831981294417458pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5202830028335096pt_BR
dc.description.resumoA formação e atuação docente tem instigado estudos no campo da Educação Física. O objetivo deste estudo foi compreender a trajetória dos professores que trabalham com as disciplinas de Dança, nos Cursos de Licenciatura em Educação Física das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFPel, UFSM, UFRGS e FURG), relacionando essas trajetórias com suas práticas pedagógicas. Tratou-se de um estudo qualitativo do tipo multicasos, onde foram entrevistadas as quatro professoras de Dança das referidas instituições. Foi realizada a coleta dos dados e transcrição das entrevistas, também trabalhamos com análise de conteúdo. Foram utilizadas para a coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Podemos destacar como principais resultados: o período que compreende a infância e a adolescência, sendo marcante e decisivo para a escolha profissional; os interesses pessoais e profissionais que possuíam estreita relação definindo suas trajetórias; não havia linearidade nas escolhas de formação continuada e o trabalho docente; e havia uma fragilidade da Dança enquanto campo científico nos cursos de mestrado e doutorado no Brasil. Foram encontrados alguns pontos de convergência entre as docentes do estudo, quanto aos desafios de entrar na carreira docente, sendo estes: o domínio de sala de aula e o reconhecimento profissional pelos pares. Sobre as práticas pedagógicas, verificamos que não havia clareza quanto aos conteúdos que a Educação Física deveria priorizar nas disciplinas relacionadas à Dança. Quanto aos métodos de ensino, percebemos uma dificuldade na descrição destes em suas práticas pedagógicas, os métodos descritos estavam alicerçados na visão de ensino decorrente da formação que tiveram. No que diz respeito à metodologia de práticas avaliativas, salientamos o uso da apresentação coreográfica como instrumento para a verificação das aprendizagens, seguidos da prova escrita. Ficou evidenciado ainda, que as entrevistadas questionavam, refletiam e modificavam suas práticas pedagógicas ao longo do percurso profissional.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso, Mariângela da Rosa


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples