dc.creator | Ferreira, Ruhena Kelber Abrão | |
dc.date.accessioned | 2020-09-16T14:34:26Z | |
dc.date.available | 2020-09-11 | |
dc.date.available | 2020-09-16T14:34:26Z | |
dc.date.issued | 2011-03-23 | |
dc.identifier.citation | ABRÃO, Ruhena Kelber. O espaço e o tempo na infância no período de transição da Educação Infantil para os anos iniciais, 2011. 94f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6513 | |
dc.description.abstract | The main question of this research is how do the childhood spaces and time
get structured in the passage of the Childhood Education for the first year of
school? Mapping the passage, analyzing the organization of the public politicians
for the nine years Basic Education, observe and describe the space of the
Childhood Education and of the first year of school are the main goals of this
research. The methodology of this research is based in the Case Study, counting
on many evidences sources like direct observation, semi structured interviews and
documental analysis. Between October 2009 and May 2010, the same group of
children was monitored during the transition period, and the data were classified in
three categories: the physical space, the playing space and the curriculum space in
the Childhood Education classroom and also of the first year. Through these
points, it is possible to realize that the Childhood Education space is a welcoming
environment, in which playfulness is a language dimension, because the child
expresses itself with freedom, imagination, creativity and pleasure through
drawing, dancing and playing. On the other hand, in the first year, the expression
occurs in most cases by the use of the written word, and only in some moments
the ludic is associated. Through the advance to the next years of the Basic
Education, characteristics like spontaneity, creativity, imagination, pleasure, fun
and entertainment, as well as the body dimension, movement and body activities
tend to get loose, being substituted by the scholar schedules full of contents that
have to be developed in a short period of time, varying between 45 to 90 minutes,
in which the teacher, many times without making any knowledge interlocution,
works many different contents. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Espaço | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Childhood education | pt_BR |
dc.subject | Space | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.title | O espaço e o tempo da infância no período de transição da Educação Infantil para os anos iniciais. | pt_BR |
dc.title.alternative | The space and time in childhood in the transition period from Childhood Education to the Early years. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5372413745002335 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2676816490576373 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por problema como se estruturam os espaços e o tempo
da infância na passagem da Educação Infantil para o primeiro ano? Mapear a
passagem, analisar a organização das políticas públicas para o ensino de 9 anos,
observar e descrever o espaço da Educação Infantil e do primeiro ano são os
objetivos desta. A metodologia empregada é inspirada no Estudo de Caso,
contanto com múltiplas fontes de evidências, como observação direta, entrevistas
semiestruturadas e análise documental. Entre outubro de 2009 a maio de 2010,
foram acompanhados o mesmo grupo de crianças durante o período de transição,
classificando os dados em três categorias: O espaço físico, o espaço do brinquedo
e o espaço do currículo na sala de aula da Educação Infantil e do primeiro ano. A
partir desses indicadores, percebe-se que o espaço da Educação Infantil é um
ambiente acolhedor, no qual a ludicidade é uma dimensão da linguagem, pois a
criança se expressa com liberdade, imaginação, criatividade e prazer através do
desenho, da dança e das brincadeiras. Em dissonância, no primeiro ano, a
expressão se dá na maioria das vezes por uso da palavra escrita, sendo poucas
às vezes que o lúdico é associado. Com o avançar da passagem para os
próximos anos do Ensino Fundamental, características como a espontaneidade,
criatividade, imaginação, prazer, alegria e divertimento, bem como a dimensão do
corpo, do movimento e das atividades corporais tendem a se perder, dando lugar
aos cronogramas escolares cheios de conteúdos a serem desenvolvidos em um
curto período de tempo, variando entre 45min e 1h30min, nos quais a professora,
muitas vezes sem fazer qualquer interlocução de saberes, trabalha conteúdos
diversos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Figueiredo, Márcio Xavier Bonorino | |