Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorFerreira, Ruhena Kelber Abrão
dc.date.accessioned2020-09-16T14:34:26Z
dc.date.available2020-09-11
dc.date.available2020-09-16T14:34:26Z
dc.date.issued2011-03-23
dc.identifier.citationABRÃO, Ruhena Kelber. O espaço e o tempo na infância no período de transição da Educação Infantil para os anos iniciais, 2011. 94f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6513
dc.description.abstractThe main question of this research is how do the childhood spaces and time get structured in the passage of the Childhood Education for the first year of school? Mapping the passage, analyzing the organization of the public politicians for the nine years Basic Education, observe and describe the space of the Childhood Education and of the first year of school are the main goals of this research. The methodology of this research is based in the Case Study, counting on many evidences sources like direct observation, semi structured interviews and documental analysis. Between October 2009 and May 2010, the same group of children was monitored during the transition period, and the data were classified in three categories: the physical space, the playing space and the curriculum space in the Childhood Education classroom and also of the first year. Through these points, it is possible to realize that the Childhood Education space is a welcoming environment, in which playfulness is a language dimension, because the child expresses itself with freedom, imagination, creativity and pleasure through drawing, dancing and playing. On the other hand, in the first year, the expression occurs in most cases by the use of the written word, and only in some moments the ludic is associated. Through the advance to the next years of the Basic Education, characteristics like spontaneity, creativity, imagination, pleasure, fun and entertainment, as well as the body dimension, movement and body activities tend to get loose, being substituted by the scholar schedules full of contents that have to be developed in a short period of time, varying between 45 to 90 minutes, in which the teacher, many times without making any knowledge interlocution, works many different contents.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectChildhood educationpt_BR
dc.subjectSpacept_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.titleO espaço e o tempo da infância no período de transição da Educação Infantil para os anos iniciais.pt_BR
dc.title.alternativeThe space and time in childhood in the transition period from Childhood Education to the Early years.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5372413745002335pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2676816490576373pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por problema como se estruturam os espaços e o tempo da infância na passagem da Educação Infantil para o primeiro ano? Mapear a passagem, analisar a organização das políticas públicas para o ensino de 9 anos, observar e descrever o espaço da Educação Infantil e do primeiro ano são os objetivos desta. A metodologia empregada é inspirada no Estudo de Caso, contanto com múltiplas fontes de evidências, como observação direta, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Entre outubro de 2009 a maio de 2010, foram acompanhados o mesmo grupo de crianças durante o período de transição, classificando os dados em três categorias: O espaço físico, o espaço do brinquedo e o espaço do currículo na sala de aula da Educação Infantil e do primeiro ano. A partir desses indicadores, percebe-se que o espaço da Educação Infantil é um ambiente acolhedor, no qual a ludicidade é uma dimensão da linguagem, pois a criança se expressa com liberdade, imaginação, criatividade e prazer através do desenho, da dança e das brincadeiras. Em dissonância, no primeiro ano, a expressão se dá na maioria das vezes por uso da palavra escrita, sendo poucas às vezes que o lúdico é associado. Com o avançar da passagem para os próximos anos do Ensino Fundamental, características como a espontaneidade, criatividade, imaginação, prazer, alegria e divertimento, bem como a dimensão do corpo, do movimento e das atividades corporais tendem a se perder, dando lugar aos cronogramas escolares cheios de conteúdos a serem desenvolvidos em um curto período de tempo, variando entre 45min e 1h30min, nos quais a professora, muitas vezes sem fazer qualquer interlocução de saberes, trabalha conteúdos diversos.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Márcio Xavier Bonorino


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem