dc.creator | Herbstrith, Cristiane de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2020-10-06T01:22:47Z | |
dc.date.available | 2020-09-25 | |
dc.date.available | 2020-10-06T01:22:47Z | |
dc.date.issued | 2015-07-13 | |
dc.identifier.citation | HERBSTRITH, Cristiane de Almeida. Memórias da Dança no Instituto Municipal de Belas Artes – IMBA. 2015. 93f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6535 | |
dc.description.abstract | Build the history of a civilization, institution and the subjects that form it is a way to keep them alive, preserving their memories, trajectories and experiences. Of a period so the history can be told, it is necessary a true digging work uniting several records, pictures, documents, testimonies and location of people. It is from such perspective that this research has as main goal the construction of the dance memories of the Municipal Institute of Arts – Professora Rita Jobim Vasconcellos, or simply IMBA as popularly known, located in Bagé/RS, as well as some considerations about IMBA's contribution to to design the precepts of gender at dance and analyze the process of the Classic Ballet not elitist in the city of Bagé within the IMBA. Nowadays, the Institute offers to the community the teaching of dance and music, to approximately thousand students. The research was developed having a theoretical-methodological reference the principles of the Oral History. In this way it was possible to verify that throughout the ninety-four years of existence IMBA develops a singular role in the universe of dance and music in Bagé and nearby regions, mainly in reason of being a public institution. The Institute can be conceived as a reference in the purpose of making music, contemporary dance and mainly Classic Ballet not elitist. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | História oral | pt_BR |
dc.subject | Dance | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Oral History | pt_BR |
dc.title | Memórias da Dança no Instituto Municipal de Belas Artes – IMBA. | pt_BR |
dc.title.alternative | Memories of Dance at the Municipal Institute of Fine Arts - IMBA. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4932286783701459 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6346500488035941 | pt_BR |
dc.description.resumo | Construir a história de uma civilização, de uma instituição ou de sujeitos que as compõem é uma forma de mantê-las vivas, preservando suas memórias, trajetórias e experiências. Para que a história possa ser contada, é preciso um verdadeiro trabalho de garimpagem unindo diversos registros, fotos, documentos, depoimentos, localização de pessoas. É a partir dessa perspectiva que esta pesquisa tem como objetivo principal construir as memórias da dança do Instituto Municipal de Belas Artes – Prof.ª Rita Jobim Vasconcellos, ou simplesmente IMBA, como é conhecido por todos, localizado no município de Bagé/RS, além de tecer algumas considerações sobre a contribuição do IMBA para tencionar os preconceitos de gênero na dança e analisar o processo de (des)elitização do Ballet Clássico, na cidade de Bagé, dentro do IMBA. Atualmente o Instituto oferece à comunidade o ensino de dança e de música, atendendo aproximadamente mil alunos. A pesquisa foi desenvolvida tendo como referência teórico-metodológica os princípios da História Oral. Deste modo foi possível verificar que ao longo dos seus noventa e quatro anos de existência o IMBA vem desempenhando um papel singular no universo da dança e da música na cidade de Bagé e região, principalmente por ser uma instituição pública, o Instituto pode ser concebido como uma referência na (des)elitização da música, da dança contemporânea e do Ballet Clássico. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rigo, Luiz Carlos | |