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Tessituras sobre a relação trabalho e saúde na vida do professor de Educação Física da Rede Estadual de Ensino de Pelotas/RS.
dc.creator | Oliveira, Francisco de Assis Furtado de | |
dc.date.accessioned | 2020-10-06T01:28:08Z | |
dc.date.available | 2020-10-02 | |
dc.date.available | 2020-10-06T01:28:08Z | |
dc.date.issued | 2016-05-21 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Francisco de Assis Furtado de. Tessituras sobre a relação trabalho e saúde na vida do professor de Educação Física da Rede Estadual de Ensino de Pelotas/RS. 2016. 83f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6542 | |
dc.description.abstract | This selected study is based on teacher’s experiences. In only a few years of career they are confronted with situations that are, to my judgment, harmful to their health and other public employees. Because of this, the presented study seeks to understand if teachers, which are temporarily out of school service or with reduced workload, have higher risk of health issues due to the work conditions and its precariousness. The current society lives based on the logic of capital, in which labor has a monetary value, allowing us to earn for a living. Since mankind no longer has its integrality it doesn’t produce what is consumed, and doesn’t consume everything that is produced. Consequently, labor became strange, abstract, a product to exchange for another, a commodity. The focus herein are teachers for physical education from schools of the 5th Coordenadoria Regional de Educação in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil, who are temporarily unable to work or to execute all functions appropriately because of health issues. The study is characterized as an exploratory qualitative research using the semi-structured interview to draw a relation between the teacher’s health and labor relations. The data found demonstrate that sickness due to work, its relation to the health, and the precariousness of the public schools negatively impacts the teaching career. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Health | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.subject | Work | pt_BR |
dc.title | Tessituras sobre a relação trabalho e saúde na vida do professor de Educação Física da Rede Estadual de Ensino de Pelotas/RS. | pt_BR |
dc.title.alternative | Texts on the relationship between work and health in the life of the Physical Education teacher of the State Education Network of Pelotas / RS. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1624584132021061 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2344138672288053 | pt_BR |
dc.description.resumo | A escolha desse tema veio por meio da minha experiência como docente, em apenas quatro anos de magistério já me deparo com situações que julgo ser prejudicial à saúde dos docentes e demais funcionários públicos. Por conta disso, esse estudo procura compreender se os professores que estão afastados por licença saúde, ou delimitados nas escolas, encontram-se nesse quadro devido às relações que o trabalho e a precarização do mesmo com a sua saúde. Vivemos em uma sociedade que se baseia na lógica do capital, onde o trabalho assume um valor de mercadoria, sendo um meio de ganhar a vida, pois o homem não possui mais sua integralidade, não produz o que consome e não consome tudo o que produz. Dessa forma, passa a ser trabalho estranhado, abstrato, produtor de valor de troca, mercadoria. O lócus do nosso estudo serão os professores de Educação Física afastados ou em delimitação de função, que não podem mais atuar em sala de aula, das escolas estaduais da 5° Coordenadoria Regional de Educação no município de Pelotas/RS. O estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, que utilizará a entrevista semiestruturada para poder traçar uma relação da saúde docente com as relações de trabalho. Podemos encontrar nos resultados dados que confirmam esse adoecimento por conta do trabalho e suas relações com a saúde e a precarização da escola pública, demonstrando assim o quanto a carreira docente pode ser prejudicial a saúde. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Frizzo, Giovanni Felipe Ernst |
Ficheros en el ítem
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PPGEF: Dissertações e Teses [351]
Abrange as dissertações e teses da área de Pós-Graduação em Educação física.