dc.creator | Krüger, Gabriele Radünz | |
dc.date.accessioned | 2020-10-06T01:28:38Z | |
dc.date.available | 2020-10-02 | |
dc.date.available | 2020-10-06T01:28:38Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.citation | KRÜGER, Gabriele Radünz. Atividade física: níveis e barreiras em crianças com autismo de Pelotas. 2015. 102 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6543 | |
dc.description.abstract | Autism is a complex neurodevelopmental disorder and comprehensive, characterized by deficits in social interaction, communication, and the presence of restricted and stereotyped behaviors. These deficits can be minimized with regular physical activity. In addition, there are several barriers to physical activity in childhood, especially in children with autism. Thus, the objective of this research is to describe the physical activity patterns of children with autism from four to 10 years old residents of Pelotas and investigate the barriers to physical activity in the same group of children. The sample consisted of 73 children with autism, aged between four and 10 years, residents in the city of Pelotas. Individuals were selected institutions serving children with autism city. Parents answered a questionnaire and helped the children to use the accelerometer Actigraph WGT3X + for 7 consecutive days. Regarding the data related to physical activity levels, 19 children (28.8%) were considered active according to data from accelerometry and 23 (31.5%) children by questionnaire data. The variables that had significant differences compared physical activity measured by questionnaire, were the purchasing power (p = 0.02), the marital status of parents (p = 0.008) and the regular AF parent (p = 0.005). When comparing with physical activity at accelerometer found no significant association. Regarding the most cited barriers were lack of social projects for inclusion of children in physical activity programs; lack of accessible locations near the family residence; lack of money to perform physical activities; preference for performing other activities and; not have the company of friends to do some physical activity. It is concluded that there are important differences in the estimates of physical activity measured by questionnaire and accelerometers. And the number of perceived barriers was one variable strongly associated with physical activity in leisure measured by questionnaire, given that less active children perceive more barriers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Barreiras | pt_BR |
dc.subject | Acelerômetro | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Autism | pt_BR |
dc.subject | Physical activity | pt_BR |
dc.subject | Barriers | pt_BR |
dc.subject | Accelerometer | pt_BR |
dc.subject | Autistic Spectrum Disorder | pt_BR |
dc.title | Atividade física: níveis e barreiras em crianças com autismo de Pelotas. | pt_BR |
dc.title.alternative | Physical activity levels and barriers in children with autism of Pelotas, Brazil. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2675636521184992 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2197007220505581 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Marques, Alexandre Carriconde | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0583626591829141 | pt_BR |
dc.description.resumo | O autismo é um transtorno complexo e abrangente do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficit na interação social, na comunicação, e pela presença de comportamentos restritos e estereotipados. Esses déficits podem ser amenizados com uma prática regular de atividade física. Além disso, diversas são as barreiras para a prática da atividade física na infância, sobretudo em crianças com autismo. Com isso, o objetivo desta pesquisa é descrever o padrão de atividade física de crianças com autismo entre quatro e 10 anos de idade residentes de Pelotas e investigar as barreiras para a prática de atividade física neste mesmo grupo de crianças. A amostra foi composta por 73 crianças com autismo, com idades entre quatro e 10 anos, residentes na cidade de Pelotas-RS. Os indivíduos foram selecionados das instituições que atendem crianças com autismo da cidade. Os pais responderam um questionário e auxiliaram as crianças a utilizarem o acelerômetro Actigraph WGT3X+ por 7 dias consecutivos. Em relação aos dados relacionados aos níveis de atividade física, 19 crianças (28,8%) foram consideradas ativas de acordo com os dados da acelerometria e 23 (31,5%) crianças pelos dados do questionário. As variáveis que obtiveram diferenças significativas quando comparadas atividade física medida pelo questionário, foram o poder aquisitivo (p=0,02), a situação conjugal dos pais (p=0,008) e a AF regular dos pais (p=0,005). Ao comparar com atividade física pelo acelerômetro não foi encontrada nenhuma associação significativa. Em relação às barreiras as mais citadas foram: ausência de projetos sociais para inserção da criança em programas de atividade física; falta de locais acessíveis próximo da residência da família; falta de dinheiro para realizar atividades físicas; preferência por realizar outras atividades e; não ter companhia dos amigos para realizar alguma atividade física. Conclui-se que há diferenças importantes nas estimativas de atividade física mensurada por questionário e acelerômetros. E o número de barreiras percebidas foi uma variável fortemente associada com a prática da atividade física no lazer medida pelo questionário, visto que, as crianças menos ativas percebem mais barreiras. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reichert, Felipe Fossati | |