Mostrar registro simples

dc.creatorGiusti, João Gilberto Mattos
dc.date.accessioned2020-10-08T13:27:38Z
dc.date.available2020-10-06
dc.date.available2020-10-08T13:27:38Z
dc.date.issued2015-05-21
dc.identifier.citationGIUSTI, João Gilberto Mattos. O ensino do esporte na Educação Física Escolar: uma análise a partir do uso do jogo como estratégia metodológica. 2015. 71f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6551
dc.description.abstractThe objective of the study was to analyze the teaching methodology of sports in Physical Education in Pelotas, Brazil. Teachers of municipal and state administration answered a questionnaire about preferred methodology for the teaching of collective sports. Eight teachers were selected for a sub study through the observation of three classes. The results showed that most teachers still bases its intervention in sport education from traditional methods. On the other hand, the sub study showed the feasibility of using different game structures involved in the initiation of sports. The results support the idea that efforts in terms of continuing education in the field of Sport Pedagogy are needed.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectTreinamentospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.titleO ensino do esporte na Educação Física Escolar: uma análise a partir do uso do jogo como estratégia metodológica.pt_BR
dc.title.alternativeThe structured-games as methodology strategy in sport education in school physical education.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3462802473315325pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1365027675870449pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do estudo foi analisar a metodologia de ensino do esporte na Educação Física escolar na cidade de Pelotas-RS. Professores das redes municipal e estadual responderam um questionário que abordou a metodologia preferencial para o ensino das modalidades esportivas coletivas. Seis docentes participaram da segunda etapa da pesquisa através da observação de três aulas. Os resultados mostraram que a grande parte dos professores ainda pauta sua intervenção no ensino do esporte a partir dos métodos tradicionais. Por outro lado, o subestudo mostrou a factibilidade da utilização de diferentes estruturas de jogo na iniciação das modalidades envolvidas. Os resultados apoiam a ideia de que esforços em termos de formação continuada na área da Pedagogia do Esporte são necessários.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo Júnior, Mário Renato de


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples