dc.creator | Giusti, João Gilberto Mattos | |
dc.date.accessioned | 2020-10-08T13:27:38Z | |
dc.date.available | 2020-10-06 | |
dc.date.available | 2020-10-08T13:27:38Z | |
dc.date.issued | 2015-05-21 | |
dc.identifier.citation | GIUSTI, João Gilberto Mattos. O ensino do esporte na Educação Física Escolar: uma análise a partir do uso do jogo como estratégia metodológica. 2015. 71f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6551 | |
dc.description.abstract | The objective of the study was to analyze the teaching methodology of sports in
Physical Education in Pelotas, Brazil. Teachers of municipal and state administration
answered a questionnaire about preferred methodology for the teaching of collective
sports. Eight teachers were selected for a sub study through the observation of three
classes. The results showed that most teachers still bases its intervention in sport
education from traditional methods. On the other hand, the sub study showed the
feasibility of using different game structures involved in the initiation of sports. The
results support the idea that efforts in terms of continuing education in the field of
Sport Pedagogy are needed. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Treinamentos | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Training | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Methodology | pt_BR |
dc.title | O ensino do esporte na Educação Física Escolar: uma análise a partir do uso do jogo como estratégia metodológica. | pt_BR |
dc.title.alternative | The structured-games as methodology strategy in sport education in school physical education. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3462802473315325 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1365027675870449 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do estudo foi analisar a metodologia de ensino do esporte na Educação
Física escolar na cidade de Pelotas-RS. Professores das redes municipal e estadual
responderam um questionário que abordou a metodologia preferencial para o ensino
das modalidades esportivas coletivas. Seis docentes participaram da segunda etapa
da pesquisa através da observação de três aulas. Os resultados mostraram que a
grande parte dos professores ainda pauta sua intervenção no ensino do esporte a
partir dos métodos tradicionais. Por outro lado, o subestudo mostrou a factibilidade
da utilização de diferentes estruturas de jogo na iniciação das modalidades
envolvidas. Os resultados apoiam a ideia de que esforços em termos de formação
continuada na área da Pedagogia do Esporte são necessários. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo Júnior, Mário Renato de | |